terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Circuito Vozes da Cidadania: Pernambuco encerra semana de ações e fortalecimento dos direitos humanos

 

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, encerrou na última semana o Circuito Vozes da Cidadania, programação especial que integrou a Semana Estadual dos Direitos Humanos. Entre os dias 6 e 13 de dezembro, o Circuito promoveu uma intensa agenda de diálogo, arte, cultura, debates e ações práticas, levando a cidadania de forma dinâmica, inclusiva e com amplo alcance em todo o estado.

O evento reforçou o compromisso do Governo de Pernambuco com a promoção dos direitos humanos e a escuta ativa, como destaca a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo. “Os direitos humanos se fortalecem no encontro, na escuta e na troca. Quando levamos cultura, debate e ações de cidadania para os espaços da cidade, reafirmamos que os direitos pertencem a todas as pessoas e que o Estado está presente para garantir isso, sob a liderança da governadora Raquel Lyra.”

Durante a programação, foram realizados mutirões de renegociação de dívidas com a Neoenergia e a Compesa, facilitando a regularização de débitos por parte da população.

O Núcleo Estadual de Prevenção Social levou serviços de saúde e bem-estar para as comunidades do Jordão, do Ibura e para a cidade de Petrolina, com aferição de pressão arterial e cortes de cabelo. Também foram ofertados serviços de orientação jurídica, mediação de conflitos e encaminhamentos para emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito, além da carteira de identidade.

“O Circuito Vozes pela Cidadania reafirmou a importância de tematizar prevenção à violência e direitos humanos, lembrando que arte, cultura e acesso à cidadania são prioridades do governo Raquel Lyra e nós trabalhamos com afinco para um Pernambuco mais feliz”, disse Camilla Iumatti, secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência. 

A programação contou ainda com iniciativas voltadas à inclusão e à acessibilidade. O Bike Sem Barreiras promoveu o acesso à praia e a atividades esportivas para pessoas com deficiência, garantindo o direito ao lazer e à cidadania plena. A Arena da Inclusão também foi destaque, com um espaço dedicado a atividades interativas, orientações e serviços de diversos órgãos voltados para crianças neurodivergentes.

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, recebeu uma programação especial que incluiu a Feirinha de Mulheres Empreendedoras, o espetáculo circense Gardênia e apresentações culturais de afoxé, forró, frevo com orquestra e pagode.

O Cinema São Luiz sediou exibições, debates e atividades em parceria com a Secretaria de Cultura, fortalecendo o diálogo entre cinema e direitos humanos. Já o Memorial da Democracia recebeu estudantes para a oficina “Música e censura durante a ditadura militar”, promovendo reflexões sobre memória, arte e liberdade de expressão.

A ação Juntos Pela Cidadania marcou o encerramento do Circuito com excelência. Com mais de 1.800 atendimentos no bairro do Ibura, a iniciativa concluiu a programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário