A noite da última terça-feira (9) foi de encanto, brilho e emoção para centenas de crianças do Curado, em Jaboatão dos Guararapes. A Caravana Natal Solidário voltou às ruas percorrendo diversas vias da comunidade e, desta vez, o protagonismo foi inteiramente dos pequenos com olhos arregalados, sorrisos largos e o coração acelerado à espera de um dos personagens mais amados do Natal, o Papai Noel.
A concentração começou na praça do Terminal do Curado I, que se transformou em um verdadeiro parque infantil a céu aberto. Crianças brincavam em brinquedos infláveis, corriam com saquinhos de pipoca nas mãos e lambuzavam os dedos com algodão doce, enquanto tentavam, ansiosas, ouvir ao longe as primeiras buzinas da caravana. O clima era de festa e expectativa daqueles que parecem existir só nas memórias mais doces da infância.
Para o prefeito Mano Medeiros, a caravana representa mais do que um evento natalino. “Ver nossas crianças sorrindo, acreditando, se encantando com a magia do Natal é o maior presente que podemos receber. A Caravana Natal Solidário é uma forma de levar carinho, atenção e dignidade para cada canto do Jaboatão”, destacou.
Em cada esquina, crianças surgiam como se fossem chamadas pela própria magia das luzes. Personagens encantados acenavam, fadas e bailarinas brilhavam nos carros decorados e o bom velhinho arrancava gritos e aplausos por onde passava.
O cortejo iluminado seguiu pelas ruas do Curado I, passando pela Rua 12, Rua 13, Rua 15, Rua Dezessete, Rua 16, Rua 01 e Rua Mostarda, alcançando trechos da BR-408 em direção ao Curado IV, onde percorreu a Avenida Um, Rua Dez, Avenida Oito e Rua 14.
Dona Têca, que vive há mais de 50 anos na comunidade, acompanhou tudo com os olhos marejados. Para ela, a caravana vai além do espetáculo. “Isso aqui faz um bem tão grande às crianças… e faz até a gente voltar a sentir aquele friozinho bom no coração. É bonito demais de ver”, disse, emocionada.
Entre um balanço e outro, a pequena Maria Luiza, de 9 anos, não escondia a ansiedade. “Eu quero ver o Papai Noel de perto… e os personagens também!”, repetia, enquanto interrompia a brincadeira a todo instante para olhar o fim da rua.
Quando as luzes deram início à magia que estava por vir, João Lucas parecia hipnotizado pelos carros iluminados. De mãos dadas com a mãe, ele não piscava diante das luzes coloridas e das fadas encantadas que acenavam de cima dos veículos decorados. “Mãe, olha! Elas são de verdade?”, perguntou, com o encantamento típico de quem ainda acredita plenamente na magia do Natal.
O trajeto seguiu pelo Curado V, onde aconteceu, digamos, a apoteose da caravana. Crianças, adultos e idosos tomaram as ruas de tal maneira que foi preciso ter muita atenção para transitar com os veículos. A euforia seguiu pela Rua Cinco, Rua Luiz Gonzaga e Rua Dom Helder Câmara. Depois, a caravana voltou a cruzar pontos do Curado IV e do Curado II, levando brilho e música pela Rua Machado de Assis, Avenida Dolores Duran e Rua Leonardo da Vinci. No Curado III, a caravana percorreu a Avenida Antônio Jacome Bezerra, Avenida Pedro Souza e Rua Pedro de Souza, até chegar ao destino final, que foi o Campo da Vila Boa Esperança, após a UPA do Curado II.
A gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), Andréa Medeiros, destacou o papel da ação no fortalecimento da infância e da esperança. "A Caravana Natal Solidário não é só um desfile de luzes, é um momento em que a criança volta a sonhar com o simples, com o abraço, com o sorriso. A gente trabalha o ano inteiro pensando em ações como essa, que tocam o coração das famílias”, afirmou.
Em outra fala, Andréa reforçou o impacto da iniciativa na vida das crianças. “Quando a gente vê esses olhos brilhando, esses sorrisos espontâneos, temos certeza de que todo o esforço vale a pena. O Natal é isso, esperança, inocência e amor que começam nos corações das crianças”, completou.
Em meio a tantas emoções, Dona Sebastiana Lima fez questão de registrar o momento. Com o celular em mãos, tirou uma selfie com o fundo iluminado da caravana. “Isso aqui a gente guarda no coração e no celular também”, brincou.
Mais do que percorrer ruas, a Caravana Natal Solidário percorre sentimentos. E, na noite da última terça-feira deixou pelo Curado um rastro de brilho, gargalhadas e sonhos daqueles que só o Natal consegue despertar.
Hoje, a Caravana Natal Solidário irá percorrer ruas e avenidas partindo da Praça das Palmeiras, em Candeias, até o Córrego da Batalha, em Prazeres.

Nenhum comentário:
Postar um comentário