A voz ancestral dos povos originários ressoa na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, em Belém. O Prefeito de Pesqueira, Cacique Marcos, participa ativamente da Cúpula, especialmente na Aldeia dos Povos Indígenas, para dar visibilidade às práticas de sustentabilidade e resistência do povo Xukuru do Ororubá e de outras etnias.
A participação do Cacique na COP30 transcende a representação municipal, configurando-se como um ato de resistência e afirmação territorial. Ele destaca que o conhecimento que o mundo hoje busca sobre clima e sustentabilidade o cuidado com o território, a água e a mata é a base da vivência de seus ancestrais há séculos.
Intercâmbio e Luta Compartilhada com o Greenpeace
Durante sua agenda, o Cacique Marcos teve a oportunidade de conhecer de perto o navio do Greenpeace, que ele descreveu como uma "verdadeira embarcação de luta em defesa do planeta."
O encontro foi marcado por troca, aprendizado e a reafirmação de um propósito compartilhado: a proteção da Terra, da água e da vida.
A presença do povo Xukuru do Ororubá na conferência é um marco para demarcar simbolicamente mais um território, levando seus saberes e práticas ancestrais para o centro do debate climático global.

Nenhum comentário:
Postar um comentário