A Prefeitura do Recife dá início a mais uma obra de contenção de encosta na cidade. A intervenção está sendo realizada na rua Caminho de Areinha, no bairro da Várzea, e vai beneficiar cerca de 100 famílias. O investimento é de aproximadamente 2 milhões, com recursos do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar Recife). O prefeito João Campos e o vice-prefeito Victor Marques assinaram a ordem de serviço nesta quinta-feira (20).
"Hoje, data especial para o Brasil, Dia da Consciência Negra, viemos aqui na comunidade Areinha para dar início a uma obra muito importante, que é a de proteção de encostas. E o melhor é fazer isso ao lado das famílias que vão ser beneficiadas, com todo mundo presente", disse João. "São R$ 2 milhões investidos em uma obra que vai proteger centenas de pessoas", afirmou.
Além da contenção, o projeto inclui serviços de drenagem e urbanização. A encosta beneficiada possui 9 metros de altura e 98 metros de extensão. A execução está sob responsabilidade da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), e os serviços devem ser concluídos no primeiro semestre de 2026. A obra deverá ter a duração de sete meses.
A contenção será feita com muro de arrimo em pedra argamassada, totalizando 488 m3, e contará com revestimento em concreto projetado em uma área de 673 m2. O sistema de drenagem receberá novas canaletas, tubos para canalizar as águas que escoam pelas barreiras, e escadas hidráulicas para reduzir a força da queda d’água.
O senhor José Nazareno Ribeiro, de 58 anos, vive na comunidade de Areinha desde que nasceu – hoje, vive numa casa com a mulher e mais quatro filhos. Ele falou sobre a importância da intervenção: "Vai melhorar e muito. Primeiro, vai ficar uma área super limpa, sem essas lonas, que apesar de ajudarem, são apenas paliativas. E agora, com a contenção definitiva, a gente só tem a agradecer", contou.
O projeto também prevê a criação de um espaço de lazer, com mesas de jogos e bancos para contemplação, além de passeios, escadas de acesso e guarda-corpo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário