A cidade do Recife foi palco da primeira edição do Programa Mentora Pet, uma iniciativa da FEBRACA (Federação Brasileira da Causa Animal) em parceria com a Mars Petcare, detentora das marcas PEDIGREE®️ e WHISKAS®️, e com apoio da Prefeitura do Recife. O projeto, que já na edição piloto aumentou em 270% a receita das ONGs participantes, tem como objetivo fortalecer a gestão e a sustentabilidade de organizações que atuam na proteção animal, por meio de uma mentoria personalizada e prática, adaptada à realidade de cada instituição.
Ao longo de 2025, duas organizações recifenses participaram do Mentora Pet: Cantinho da Filó e Anjos do Poço. Ambas receberam acompanhamento contínuo em temas como gestão organizacional, captação de recursos, governança e adoção responsável, com resultados expressivos. Além do aumento na receita, triplicaram o número de parceiros ativos, diversificaram as fontes de financiamento e promoveram a adoção de quase 300 animais em mais de 35 eventos.
“O melhor benefício da mentoria foi aprender a gerir melhor as atividades da ONG, controlar despesas e buscar novos recursos”, destaca Laura Ferraz, da Anjos do Poço. “A mentoria me fez enxergar novas possibilidades e fortalecer a rede de apoio à causa animal”, complementa Eliete Menezes, do Cantinho da Filó.
Mais do que capacitar, o Mentora Pet se consolida como um instrumento de transformação social, ajudando as organizações a ampliarem o alcance de suas ações de resgate, adoção e bem-estar animal. A iniciativa reforça a importância de parcerias entre o poder público e o setor privado em prol de causas de impacto — especialmente em um cenário no qual apenas 9% das empresas brasileiras destinam recursos para a temática animal, segundo dados do Benchmarking do Investimento Social Corporativo 2025.
“A Mars acredita que fortalecer quem está na linha de frente da proteção animal é essencial para promover um futuro melhor para pets e pessoas. Escolher Recife para a primeira edição do Mentora Pet tem um significado especial, pois a cidade tem uma forte mobilização em torno da causa animal e é onde temos uma fábrica da Mars, contribuindo com nosso compromisso com as cidades onde atuamos”, destaca Katia Souza, diretora de Corporate Affairs da Mars Pet Nutrition, que complementa. “Ver o crescimento das ONGs participantes é a prova de que, quando unimos público e privado, propósito e capacitação, conseguimos gerar transformações reais nas comunidades.”
O apoio da Prefeitura do Recife foi essencial para conectar a iniciativa ao ecossistema local de inovação e cidadania digital, fortalecendo o diálogo entre governo, empresas e sociedade civil. Esse tipo de ação é fundamental para promover a capacitação e até a formalização das instituições que atuam na causa animal, permitindo que elas ampliem o alcance de suas atividades e participem de políticas públicas como o Adota PET, plataforma municipal que facilita a adoção responsável e dá visibilidade aos animais acolhidos por ONGs.
“A Prefeitura do Recife tem trabalhado para fortalecer políticas públicas voltadas ao bem-estar animal e ao fortalecimento do terceiro setor. Iniciativas como o Adota PET, que aproxima protetores e adotantes, e o Bora Impactar, que conecta projetos sociais a oportunidades de mentoria e financiamento, são exemplos de como o poder público pode usar a tecnologia para transformar vidas. O Mentora Pet soma-se a esse movimento, mostrando que, com qualificação e colaboração, é possível ampliar o impacto positivo na vida de muitos animais e famílias recifenses”, afirma Rafael Cunha, secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife.
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário