sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Gilberto Giba Sobral é homenageado no Prêmio Duarte Coelho 2025 pelo legado à cultura e ao patrimônio

 Reconhecimento in memoriam destaca contribuição do gestor cultural à valorização da memória pernambucana 


O legado inestimável do produtor, gestor cultural, radialista Gilberto Giba Sobral para diversas áreas do conhecimento, especialmente a cultura, a política e a comunicação será reconhecido durante a edição 2025 do Prêmio Duarte Coelho/Observatório.


Dentro da categoria Mérito Cultural, o ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco receberá homenagem in memoriam, celebrando sua trajetória como um dos grandes articuladores das políticas de preservação do patrimônio no estado.

“Recebemos com muita alegria a confirmação da homenagem a Giba, que já havia sido proposta por Pedro Tinoco, no ano passado, durante a realização do 3º Prêmio Duarte Coelho, em dezembro de 2024.O último evento que Gilberto foi antes do seu falecimento. É mais um reconhecimento do trabalho que ele realizou”, destacou Álvaro Lopes, presidente do Instituto Gilberto Giba Sobral (IGGS), entidade criada para preservar e difundir a obra e os ideais do homenageado.


Figura central na cultura pernambucana, Gilberto Sobral construiu uma trajetória marcada pela valorização dos saberes populares, da educação como prática transformadora e da preservação do patrimônio histórico e cultural. Atuou como gestor público em cidades como Olinda, Camaragibe e Sairé, sempre com um olhar voltado à integração entre cultura, memória e políticas públicas.


À frente da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda (2017–2018), Giba liderou uma série de iniciativas estruturantes: recomposição do quadro técnico da secretaria, fortalecimento do Conselho de Preservação, implantação do projeto “Pinte o Seu Patrimônio”, vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, além da reabertura do Clube Atlântico, restauração da Casa 28 e início de importantes obras de restauro, como as Bicas de Olinda e a Igreja do Bonfim.

Como superintendente do Iphan em Pernambuco, coordenou políticas de requalificação do patrimônio, como o anúncio de R$ 15,3 milhões para a restauração do Mosteiro de São Bento, em Olinda um marco de sua gestão. Também acompanhou o início da parceria entre o Iphan e a Prefeitura do Recife para a requalificação do Mercado de São José, atualmente em andamento com apoio do PAC e do Ministério da Cultura.


A homenagem do Prêmio Duarte Coelho reforça a importância de Gilberto Sobral como mestre da cultura popular, articulador de políticas culturais e defensor da memória pernambucana.


 “Essa homenagem é um gesto de profundo reconhecimento. Giba dedicou a vida a conectar cultura e educação com afeto e compromisso. Ver seu nome lembrado nesse contexto tão significativo fortalece o propósito do Instituto Gilberto Giba Sobral, que nasce com a missão de manter vivo o legado que ele construiu com tanto amor”, declarou Alvaro Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário