Brasília – Líder do PSB e vice-líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) apresentou, esta semana, proposta de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2018) para que, no próximo ano, ações voltadas à geração de emprego e renda sejam tratadas como prioridade pelo governo e não sofram o chamado “contingenciamento” (limitação de empenho de recursos). “Especialmente em virtude deste quadro de crise econômica, o país precisa de políticas públicas voltadas à manutenção e criação de postos de trabalho – medida fundamental para a estabilização da economia e a retomada do crescimento”, defende o senador.
Esta é uma das sete emendas individuais apresentadas por Fernando Bezerra ao Projeto de Lei 1/2017 do Congresso Nacional, que trata da LDO 2018. Entre as sugestões ao texto do projeto, o líder também encaminhou mais três emendas para ações cujos investimentos não poderão sofrer contingenciamento por se tratarem de obrigações constitucionais ou legais da União. As propostas têm o objetivo de prevenir, identificar riscos e dar respostas rápidas à população em situações de desastres naturais. O fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção de Defesa Civil deverá, na avaliação de Bezerra Coelho, ter a garantia de recursos na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Além de orçamento garantido ao sistema, o senador avalia que os órgãos de Defesa Civil federais, estaduais e municipais deverão atuar em rede. “De forma a somarem esforços e evitarem a duplicidade de trabalho”, explica Fernando Bezerra, que foi ministro da Integração Nacional de 2011 a 2013.
ENCHENTES – As outras emendas sugeridas pelo senador têm o objetivo de garantir recursos para o mapeamento de áreas de risco e, ainda, para projetos de contenção de enchentes e prevenção de erosões marítimas e fluviais. O propósito é prevenir e reduzir os impactos causados por estes tipos de desastres naturais.
Conforme observa Fernando Bezerra Coelho, há regiões do país que, periodicamente, enfrentam cheias e inundações, com repercussões graves à população. No último mês de junho, Pernambuco foi atingido por fortes chuvas e enchentes que atingiram, principalmente, a Zona da Mata Sul do estado. “É fundamental a garantia de investimentos em ações planejadas e direcionadas a se evitar ou minimizar os efeitos destes desastres, como, por exemplo, a construção de barragens de contenção a enchentes”, afirma o senador.
À frente do Ministério Integração Nacional, Fernando Bezerra foi responsável pela liberação de aproximadamente 80% dos recursos do governo federal investidos na Barragem de Serro Azul. Localizada na região pernambucana de Mata Sul, esta é a única barragem concluída (ano passado) dentro do Sistema Integrado de Controle de Enchentes da Bacia do Rio Una.
TRANSPOSIÇÃO E PETROLINA – As outras três propostas ao Projeto de Lei 1/2017 apresentadas pelo senador Fernando Bezerra são as chamadas “emendas de inclusão de metas” à LDO 2018. Uma delas destina-se a assegurar recursos para a construção do Ramal de Entremontes. A adutora, com quase 110 quilômetros de extensão, é derivada do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco (Pisf) com bacias hidrográficas da Nordeste Setentrional.
Para beneficiar a população de Petrolina, cidade-natal do senador, foram apresentadas duas sugestões à LDO 2018. Elas propõem a duplicação das BRs 407 e 428, que passam pelo município. “Obras que vão reduzir os atuais índices de acidentes nestas rodovias e, ainda, facilitar muito o escoamento da produção agroindustrial da região”, explica o líder.
ASSUNTOS ECONÔMICOS – Na última terça-feira (4), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou relatório de Fernando Bezerra Coelho favorável a propostas de emendas do colegiado à LDO 2018. Das 74 sugestões apresentadas por senadores que integram a CAE, o relator acatou 15 emendas ao texto e duas referentes ao Anexo de Prioridades e Metas da lei.
Uma delas, de autoria do senador Raimundo Lira (PMDB-PB) e que abriga emendas de outros 11 senadores – trata da Promoção do Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas. A outra emenda ao Anexo – apresentada por Fernando Bezerra Coelho e que engloba emendas de seis senadores – propõe o Desenvolvimento de Cargueiro Tático Militar relativo ao Projeto KG-X.
As propostas de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018 são encaminhadas à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). O colegiado é responsável pela consolidação do projeto final que será votado em sessão do Congresso Nacional.
Senador também defende que LDO 2018 assegure recursos para ramal da Transposição do São Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário