Maraial – Foi dado no último domingo o start para a pré-candidatura de Marquinhos Moura (PTB) a prefeito de Maraial. O evento reuniu 500 pessoas numa casa de recepções do município e contou com a presença do deputado estadual José Humberto Cavalcanti (PTB). Pesquisas internas apontam favoritismo de Marquinhos contra a atual prefeita Marluce Santos (PSD), que tentará a reeleição.
Parceria – Os deputados federais Fernando Monteiro e Eduardo da Fonte, ambos do PP, comemoram a excelente relação que possuem com o ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi, do mesmo partido deles. Apesar de ser carioca, o ministro tem atendido bem os pleitos de Pernambuco, levados pela dupla progressista e esta parceria está rendendo excelentes frutos para o estado.
Flores – Além de garantir o apoio do partido ao ex-prefeito Marconi Santana (PSB), que tentará voltar a governar o município, o PSD do secretário das Cidades André de Paula decidiu lançar a candidatura de Larissa Medeiros a uma vaga na Câmara Municipal. O partido no município é comandado pelo coordenador de articulação municipal do governo de Pernambuco Lázaro Medeiros.
Quebradeira – De acordo com o secretário-executivo de Planejamento e Gestão de Pernambuco Mauricio Cruz, 130 dos 184 municípios pernambucanos estão quebrados e impossibilitados de tocar alguns programas do governo federal. Isso ocorre por conta da sistemática redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios. Esse problema se estende a uma parte significativa dos mais de 5 mil municípios brssileiros.
RÁPIDAS
Apelo – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes (PSDB) fez um apelo à equipe econômica do governo federal para que aproveite a alta do dólar e agilize a aprovação e implantação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) no país. Jaboatão possui uma ZPE projetada desde 2010 e está travada por falta de vontade política do governo federal. Se for efetivada, a ZPE gerará 20 mil empregos diretos no município.
PIB – De acordo com alguns economistas, o Produto Interno Brasileiro sofrerá uma retração de 2,55%, porém esse número ainda pode ser pior na realidade. Para 2016 há uma expectativa de retração de 0,60%, esse índice já foi de 0,15% há um mês. Após a perda do selo de bom pagador da agência de classificação de risco Standard & Poor’s a situação está cada vez mais piorando.
Inocente quer saber – O eleitor de Dilma Rousseff está arrependido de ter concedido mais quatro anos ao PT?
Edmar Lyra
Administrador de Empresas. Jornalista. Blogueiro. Colunista Gazeta Nossa. Política. Economia. Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário