sexta-feira, 11 de setembro de 2015

COLUNA DA SEXTA COM MAGNO MARTINS

PSB no olho do furacão

Ao contrário do que previa, crescer mais ainda e eleger o maior número de prefeitos nas eleições do ano que vem em Pernambuco, o PSB pode sofrer uma debandada no Interior diante das dificuldades de composições. Em Petrolina, inconformado com a entrega do partido ao deputado Miguel Coelho, filho do senador Fernando Bezerra, o deputado Lucas Ramos está negociando seu ingresso no PMDB.

E pela nova legenda disputar a Prefeitura com o apoio do prefeito Júlio Lóssio, que é do PMDB e vem alimentando com o parlamentar um namoro que já virou noivado e agora tende a se transformar num casamento indissolúvel. Já em Serra Talhada, o ex-prefeito Carlos Evandro, apesar de ter assumido, há pouco, o diretório municipal do PSB, deu a palavra a Jarbas Vasconcelos para se transferir para o PMDB.

Em Surubim, socialistas históricos o vereador Biu Farias e sua esposa Ana Célia, ex-vice-prefeita e que disputou a Prefeitura do município por duas vezes, já se desligaram do PSB desde ontem com um agravante: Celia entregou também o cargo de secretária-adjunta da pasta de Desenvolvimento Social, tocada pelo ex-petista Isaltino Nascimento. Em caráter irrevogável, vale a ressalva.

Ali, o estopim da debandada do casal está relacionado ao ingresso do ex-prefeito Flávio Nóbrega, que está deixando o PT para se filiar ao PSB. As arestas de Ana Celia e Biu com Flávio remontam às eleições de 2008, quando candidata pela primeira a prefeita foi derrotada por ele e em 2012 perdeu, mais uma vez, para o candidato de Flávio, o atual prefeito Túlio Vieira.

Em Caruaru, as principais lideranças do PSB, o ex-governador João Lyra Neto, de um lado, e o casal Jorge e Laura Gomes, de outro, estão em pé de guerra pelo controle da legenda. Visto como alternativa de candidato apoiado por José Queiroz (PDT), Gomes quer manter o PSB sob o controle do prefeito, o que não interessa a Lyra.

Com nome para a disputa já escolhido, a deputada Raquel Lyra, o ex-governador está atritado com Queiroz e sabe que não terá dele nenhuma sinalização para uma reaproximação e, consequentemente, um entendimento em torno da candidatura da sua filha. Caruaru, maior colégio eleitoral do PSB, pode, portanto, se transformar num tremendo abacaxi para o PSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário