A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH) lançou o Edital de Chamamento Público nº 003/2025, que vai selecionar organizações da sociedade civil (OSCs) para desenvolver projetos voltados à prevenção social da violência com juventudes negras, indígenas e de comunidades tradicionais. O investimento total do Governo de Pernambuco nessas iniciativas é de R$ 1,6 milhão, contemplando 16 projetos distribuídos por todas as regiões do estado — Região Metropolitana do Recife, Matas Norte e Sul, Agreste e Sertão.
As inscrições estão abertas de 28 de outubro a 27 de novembro de 2025 e devem ser enviadas em formato PDF (até 10 MB) para o e-mail seaprev@sjdh.pe.gov.br, com o assunto Edital de Chamamento Público nº 003/2025.
De acordo com a secretária Joanna Figueirêdo, a ação reforça o compromisso da governadora Raquel Lyra com a promoção da igualdade racial, o fortalecimento das juventudes e a implementação de políticas públicas que unem equidade e segurança cidadã.
“Prevenir a violência é investir em oportunidades. É olhar para as juventudes negras, indígenas, ciganas, quilombolas e de comunidade tradicionais e enxergar nelas potência, criatividade e força transformadora. Este edital é expressão do compromisso da governadora Raquel Lyra com uma sociedade mais justa e diversa, e vem também fortalecer as identidades étnico-raciais, promovendo o pertencimento e a autoestima dos jovens. Uma das principais ferramentas da prevenção à violência é fomentar a cultura, o esporte e a educação nos territórios, abrindo caminhos para o desenvolvimento e bem viver”, destacou Joanna.
Os projetos deverão propor ações culturais, esportivas, artísticas, educacionais e de formação profissional, com foco na redução de vulnerabilidades e na promoção de uma cultura de paz. Serão priorizadas iniciativas com histórico de atuação em territórios estratégicos de prevenção à violência e com experiência comprovada em políticas de juventude e igualdade racial.
Para a secretária executiva de Prevenção à Violência, Camilla Iumatti, o edital reafirma a importância da articulação entre poder público e sociedade civil.
“A prevenção da violência precisa ser construída de forma coletiva, com quem vive e transforma os territórios no dia a dia. As organizações sociais são fundamentais para aproximar o Estado das comunidades e desenvolver ações que gerem pertencimento, autoestima e novas perspectivas para a juventude pernambucana”, afirmou Camilla.
As propostas selecionadas terão duração de 12 meses e execução supervisionada pela Secretaria Executiva de Prevenção à Violência (SEAPREV/SJDH). O resultado final será divulgado em 17 de dezembro de 2025 no portal da Secretaria.
Com esta iniciativa, o Governo de Pernambuco reforça seu compromisso com políticas públicas que valorizam a diversidade, fortalecem as redes locais e promovem caminhos reais de paz e oportunidades.

Nenhum comentário:
Postar um comentário