Nesta quarta-feira (29), a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), em parceria com o Grande Recife Consórcio, realizou uma ação educativa de prevenção à violência de gênero na Região Metropolitana do Recife. A iniciativa tem como foco a divulgação do aplicativo web “Protege Mulher”, ferramenta desenvolvida pelo Governo de Pernambuco para acolher, orientar e facilitar denúncias de casos de importunação sexual e outras formas de violência contra a mulher.
A campanha desta vez foi no Terminal Integrado de Passageiros de Xambá, em Olinda, com a distribuição de materiais informativos sobre o combate à importunação sexual e sobre o funcionamento do aplicativo. No material entregue tinha além dos tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, como um específico sobre o aplicativo com o QR Code que direciona diretamente ao Protege Mulher. Técnicas da Secretaria estiveram no local para conversar com as passageiras e tirar dúvidas sobre como agir em situações de assédio ou violência nos coletivos.
“A ideia dessa campanha é fortalecer cada vez mais o enfrentamento à violência contra a mulher, mas também divulgar o aplicativo Protege Mulher, que nele tem toda a rede de enfrentamento à violência contra a mulher de todas as cidades do Estado. Essa divulgação tem sido feita em parceria com as várias instituições do Governo de Pernambuco e com os municípios para que a gente possa cada vez mais chegar às pernambucanas”, destaca a secretaria da Mulher de Pernambuco, Juliana Gouveia.
Para Larissa Emanuele, que trabalha em um restaurante e utiliza o transporte público diariamente, o aplicativo representa uma ferramenta essencial de acolhimento e segurança. “É maravilhoso! Não conhecia. Acho que agora as vítimas de violência doméstica podem ser acolhidas mais rápido. E mais mulheres vão denunciar e pedir medida protetiva contra os agressores”, afirma.
De acordo com Kátia Sena, gerente de fiscalização do Grande Recife Consórcio, o Terminal de Xambá recebe cerca de 45 mil pessoas por dia, sendo grande parte mulheres. “Aqui no TI Xambá a gente opera atendendo 20 linhas e várias comunidades. Então, essa campanha é de grande importância para divulgar que a importunação sexual é crime. Tem que ser denunciado. Seja no ônibus, dentro do terminal e em qualquer lugar”, reforça.
Segundo Thaís Alves, gestora de Justiça e Segurança da Secretaria da Mulher de Pernambuco, o objetivo da ação é incentivar as denúncias e combater a subnotificação dos casos de importunação sexual no transporte público. “Muitas mulheres ainda não denunciam por medo ou por não saber como agir. O Protege Mulher vem justamente para facilitar esse processo, garantindo acolhimento, segurança e agilidade”, explica.
O Protege Mulher é um aplicativo web, ou seja, pode ser acessado diretamente pelo navegador, sem necessidade de download. De forma rápida, segura e anônima, ele permite registrar boletins de ocorrência, solicitar medidas protetivas e realizar denúncias de diferentes tipos de violência, além de oferecer informações sobre a rede de apoio disponível no Estado.
A ação integra as políticas públicas da SecMulher-PE voltadas à promoção da segurança e dos direitos das mulheres, especialmente nos espaços públicos e no transporte coletivo.
Como acessar o Protege Mulher
O acesso ao aplicativo é gratuito e pode ser feito diretamente pelo navegador no endereço protegemulher.pe.gov.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário