terça-feira, 16 de setembro de 2025

Prefeitura de Jaboatão leva consultoria para fortalecer piscicultura na Zona Rural


 A piscicultura em Jaboatão dos Guararapes está sendo modernizada com a chegada de consultorias voltadas para o uso eficiente da água e a qualidade do pescado. A iniciativa, realizada pela Prefeitura do Jaboatão, em parceria com o Sebrae e o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), tem como objetivo mapear a atividade no município, propor melhorias no manejo e aumentar a produtividade dos criadores locais.

O prefeito Mano Medeiros destacou o compromisso da gestão com a sustentabilidade e o fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura. “Vamos garantir as condições para que os produtores se mantenham na atividade, oferecendo alimentos saudáveis com responsabilidade e qualidade”, afirmou.

Inicialmente, onze produtores de piscicultura, instalados em seis engenhos da Zona Rural, estão sendo beneficiados. Além de impulsionar a produção, as análises garantem a sanidade dos peixes e a segurança alimentar da população. A ação também fortalece o abastecimento dos programas de merenda escolar por meio de compras públicas, gerando renda e movimentando a economia local.

O representante da Avanço Consultoria, Lenildo Pedro, explicou que o trabalho é voltado principalmente para a avaliação da qualidade da água e do pescado, permitindo identificar riscos e propor correções a partir do monitoramento contínuo. “Com manejo e alimentação adequados, é possível duplicar ou até triplicar a produção de peixe”, afirmou.

As visitas técnicas contam com uma equipe multidisciplinar formada por químico, engenheiro de pesca, técnico de laboratório, administrador e operador de drone.

O piscicultor Amauri José da Silva, do Engenho Goiabeira, ressaltou a importância do apoio. “Já precisei retirar peixes antes do tempo por conta de problemas nos tanques. Mesmo assim consegui vender quase 150 quilos. Agora, com essa orientação da Prefeitura, tenho certeza de que a produção será muito melhor”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário