sexta-feira, 19 de setembro de 2025

“O segredo da felicidade” é tema de encontro no Centro Cultural MHM nesta terça (23)

 

Buscar ser feliz é mais importante do que se imagina. Mas é preciso refletir que felicidade não é excesso de prazer, está mais relacionada ao gerenciamento de pensamentos e demandas do cotidiano. Focado no desenvolvimento humano e atento a essa competência cada vez mais requisitada, o Centro Cultural Marcos Hacker de Melo (MHM) promove a palestra  “O segredo da felicidade”, nesta terça-feira (23), às 19h, em Boa Viagem. Os ingressos custam a partir de R$ 30.

Ministrado pela psicóloga, professora e escritora Adriana Moraes, o encontro faz parte do ciclo de palestras mensais do MHM, espaço que alia educação, cultura, arte, lazer e gastronomia. “Nosso objetivo é oferecer aos participantes conhecimentos que engrandeçam sua forma de pensar, agir e estar. Cada atividade é pensada para acolher, inspirar e transformar as pessoas”, explica Cida Hacker de Melo, fundadora do equipamento sociocultural.

Na palestra, Adriana vai refletir sobre como perceber a felicidade nas pequenas coisas, pois algumas pessoas ainda tendem a pensar nela como um estado de euforia prolongada.  “É imprescindível focar na busca por emoções mais positivas, e a probabilidade disso ocorrer aumenta quando se alcança êxito em contestar alguns pensamentos não saudáveis. Quando se incrementa o acervo de pensamentos positivos, a atividade do cérebro aciona a produção de uma rede de neurotransmissores que repercutem diretamente no humor, proporcionando um bem-estar subjetivo”, explica.

Segundo a psicóloga, a rotina exaustiva pode diminuir o potencial da felicidade, porque a overdose de demandas retira o foco de momentos agradáveis e essenciais no dia a dia. E para que a felicidade seja fertilizada, é preciso aliviar a sobrecarga, bem como entender que esse estado de contentamento está relacionado a uma autoconsciência mais sofisticada de satisfação pela vida.  “A felicidade pode ser potencializada com algumas práticas que fortalecem a capacidade de direcionar a mente para o cultivo de experiências mais produtivas e mais tranquilas”, diz Adriana. 

Para encerrar o ciclo de palestras do Setembro Amarelo, “Ansiedade: como posso manejá-la?”, será o tema da terça-feira, dia 30, no auditório do MHM.

SOBRE O CENTRO CULTURAL MHM - Com o objetivo de ser um equipamento voltado ao desenvolvimento humano, o MHM é um tributo ao legado deixado pelo empresário Marcos Hacker de Melo, que teve vida breve, mas que sempre priorizou ações com impacto transformador. A imponente obra arquitetônica tem cinco pavimentos, todos acessíveis para pessoas com necessidades especiais. No térreo, encontra-se um café bistrô e a loja Museum Store. No primeiro andar, o MIS-SP, curador do centro, apresenta a exposição “Encontros”, da fotógrafa Thereza Eugênia, que retrata personalidades da MPB. No segundo andar, encontra-se uma mostra permanente de 34 máquinas musicais raras, dos séculos 19 e 20. 

O terceiro andar conta com um teatro/auditório com capacidade para 100 pessoas, o quarto abriga um restaurante panorâmico, e, no quinto, fica o Rooftop. O MHM funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h, aos sábados, das 10h às 20h e domingos das 10h às 18h, na Avenida Domingos Ferreira, esquina com a Rua Tenente João Cícero, nº 258, em Boa Viagem, zona sul do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário