quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Assembleia Legislativa promove sessão solene em homenagem aos 200 anos da Polícia Militar de Pernambuco


 A Assembleia Legislativa realizou, na noite desta terça-feira (16), sessão solene em homenagem ao bicentenário da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), celebrado oficialmente em 11 de junho de 2025. Autor do requerimento que criou a Comissão Especial para Celebração do Bicentenário, o deputado Antônio Moraes explicou que, ao longo dos últimos quatro meses, o colegiado promoveu reuniões, visitas técnicas e debates com representantes de organismos governamentais e da sociedade civil com o objetivo de valorizar a trajetória da corporação e discutir os desafios da segurança pública em Pernambuco.

Em seu discurso, Moraes ressaltou os recentes investimentos que vem sendo feitos durante a gestão da governadora Raquel Lyra em melhorias para a corporação, e que já somam mais de R$ 35 milhões, visando a reestruturação da PMPE, incluindo aquisição de armamentos, munições, coletes balísticos, viaturas, uniformes e equipamentos não letais. Também destacou a formação de novos profissionais para reforço da tropa, com mais de 300 alunos que concluíram o Curso de Formação de Oficiais e cerca de 2.400 do Curso de Formação de Praças.

Fundada em 1825 por decreto imperial, a PMPE teve como primeira sede o Pátio do Paraíso, no Recife, e passou por diversas denominações até assumir o nome atual. Presente em todos os municípios pernambucanos, a corporação é reconhecida por sua atuação na proteção da população e na manutenção da ordem pública.

A presença feminina na corporação também foi destacada pelo parlamentar, ao lembrar que, em 1983, as primeiras 21 mulheres ingressaram na PMPE. “Desde então, esse número cresceu significativamente e atualmente temos mais de duas mil policiais militares atuando bravamente em todas as regiões do Estado”, observou.

Antônio Moraes fez questão de frisar que a homenagem desta terça-feira representava não apenas um reconhecimento à história da PMPE, mas também uma renovação do compromisso do Parlamento com o fortalecimento das forças de segurança do Estado. “A Polícia Militar de Pernambuco é feita de homens e mulheres que dedicam suas vidas à proteção da nossa gente. Que venham mais 200 anos de história, com a mesma força, a mesma honra e o mesmo propósito de proteger o povo pernambucano”, concluiu o parlamentar.

Além de Antônio Moraes, a solenidade contou com a presença dos demais deputados integrantes da comissão especial: Fabrício Ferraz, Joel da Harpa e Alberto Feitosa, que presidiu a sessão. Durante a cerimônia, houve a entrega da Medalha Comemorativa do Bicentenário – criada a partir de uma proposição de Moraes – a seis instituições públicas que têm atuado de forma importante e parceira junto com a corporação: a Assembleia Legislativa; o Governo do Estado; o Tribunal de Justiça de Pernambuco; o Ministério Público de Pernambuco; e o Tribunal de Contas do Estado. Além da própria Polícia Militar.

Com um auditório lotado, e animado pela banda marcial da PMPE, a solenidade contou ainda com as presenças do secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça; do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fausto Campos; do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Eduardo Porto; do procurador geral do Ministério Público de Pernambuco, José Paulo Cavalcanti; do subcomandante dos Bombeiros Militares, coronel Iremberg Barros; do delegado-geral da Polícia Civil, Renato Rocha Leite; e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Ivanildo Medeiros, a quem coube o discurso de agradecimento à homenagem prestada pela Assembleia Legislativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário