segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Agrestina amplia apoio à agricultura familiar para reforçar a alimentação e gerar renda no campo


 A Prefeitura de Agrestina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, está promovendo a capacitação de agricultores locais para ampliar sua participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e também se preparar para integrar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Com apoio técnico e formações especializadas, as famílias produtoras estão sendo preparadas para aumentar sua produtividade, gerar mais renda e colocar alimentos de maior qualidade na mesa da população. A iniciativa, realizada em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), tem como objetivo consolidar uma cadeia de produção local cada vez mais sustentável e fortalecida, beneficiando a APAE, cozinhas comunitárias, creches, escolas, CRAS, CREAS e demais organizações sociais do município.

Atualmente, agricultores de Agrestina já fornecem alimentos para a merenda escolar por meio do PNAE. Agora, com os cursos oferecidos pelo SENAR, como ovinocultura, piscicultura, produção de silagem, bovinocultura de leite, operação de tratores e fabricação de ração, os produtores ampliam seus conhecimentos para atender também ao PAA, o que representa novas oportunidades de comercialização e um impacto positivo na economia local.

“Investir na qualificação dos nossos agricultores é investir na nossa cidade. Com mais conhecimento, eles poderão ampliar sua atuação no PNAE e integrar o PAA, fornecendo alimentos frescos e de qualidade para as escolas e demais instituições, fortalecendo a economia local e garantindo uma alimentação saudável para nossa população”, destaca Júnior do Peti, secretário de Desenvolvimento Rural de Agrestina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário