quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Sobretaxa de 50% dos EUA entra em vigor enquanto governo Lula tenta abrir negociação

Anunciada no último dia 9 de julho, em uma carta assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entra em vigor, nesta quarta-feira, uma sobretaxa de 50% que vai incidir sobre parte das exportações brasileiras para o mercado americano. As vendas para os EUA já haviam recebido uma tarifa adicional de 10% há cerca de dois meses.


Interlocutores do governo afirmam que o quadro está indefinido. Não há um canal de diálogo aberto que coloque sobre a mesa o que os americanos querem como compensação, para retirar a sobretaxa.


Os únicos sinais dados pela Casa Branca foram o interesse em colocar em uma negociação a retirada do processo pelo qual o ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe de Estado, em curso no Supremo Tribunal Federal ( STF), o acesso a minerais críticos e a regulação das grandes plataformas digitais americanas, conhecidas por big techs.


Nos últimos dias, alguns contatos de alto nível ocorreram. O vice-presidente Geraldo Alckmin conversou algumas vezes com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o chanceler Mauro Vieira esteve em Washington com o chefe da diplomacia americana, o secretário de Estado Marco Rubio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário