Na tarde da última quarta-feira (20), a Secretaria Executiva de Direitos Humanos promoveu um encontro especial de acolhimento para os novos profissionais convocados para integrar suas equipes. A reunião, realizada na sede da Secretaria, reuniu representantes dos programas e serviços que compõem o Sistema Estadual de Proteção a Pessoas (SEPP), do Governo de Pernambuco.
A abertura foi conduzida pela secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo, que destacou a importância do momento para a consolidação da política estadual de direitos humanos:
“Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, reafirmamos nosso compromisso com o fortalecimento da pauta dos direitos humanos em Pernambuco. Este encontro tem um valor simbólico e prático muito importante: é o momento de acolher os novos servidores e servidoras que chegam para somar forças, trazendo renovação e energia para que possamos avançar ainda mais. O diálogo entre as equipes fortalece a integração, amplia a qualidade do atendimento e garante que nossos programas sigam transformando vidas em todas as regiões do Estado”, afirmou Joanna.
Na sequência, a secretária executiva de Direitos Humanos, Gláucia Andrade, ao lado da equipe do Gabinete, coordenou a programação, que contou com falas dos servidores e momentos de integração sobre os programas, resultados e perspectivas de atuação.
“Com a recomposição das equipes, o Governo de Pernambuco consolida um sistema de proteção mais robusto e presente em todas as regiões do Estado. Esse é um compromisso assumido com a democracia e com a vida das pessoas.”, destacou Gláucia.
Este já é o nono chamamento de aprovados da seleção e marca um avanço importante: agora, todos os programas da área de direitos humanos contam com equipes multidisciplinares completas. Entre os destaques estão:
• CECH – Centro Estadual de Enfrentamento à LGBTfobia: acolhimento social, psicológico e jurídico a vítimas de preconceito e violência.
• CIAPPI – Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa: atendimento especializado a idosos em situação de violência.
• PPDDH – Programa de Proteção a Defensores e Defensoras de Direitos Humanos: suporte e segurança a quem atua na defesa de direitos e sofre ameaças.
• CEAV – Centro Estadual de Apoio às Vítimas de Violência: atendimento humanizado e multidisciplinar às vítimas e suas famílias.
• Memorial da Democracia: espaço de memória, verdade e justiça que preserva a história democrática e fortalece a educação cidadã em Pernambuco.
Mais do que um encontro administrativo, a iniciativa simbolizou o avanço e a continuidade da política de direitos humanos no Estado, reforçando a qualidade do atendimento, a interiorização das ações e o compromisso com a proteção e a dignidade de todas as pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário