O Moda Center e o Museu da Sulanca, representado por Adelmo Teotônio (conservador de bens culturais), estiveram presentes na solenidade de entrega do Inventário Turístico de Santa Cruz do Capibaribe. O evento aconteceu em 8 de agosto na Câmara de Vereadores com a finalidade de apresentar esse documento desenvolvido com diversos apontamentos técnicos sobre os atrativos turísticos e naturais do município.
Esse Inventário Turístico, primeiro em Pernambuco, foi elaborado por Adriana Cavalcanti e Veridiana Gonzaga (turismólogas, consultoras credenciadas ao Sebrae/PE), através da D&A Consult, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Inovação e Turismo de Santa Cruz do Capibaribe.
Além de contextualizar os principais indicadores econômicos e socioculturais locais, traz um mapeamento em cinco categorias: 1) Infraestrutura de apoio ao turismo, 2) Serviços e equipamentos turísticos, 3) Atrativos turísticos, 4) Comércio turístico, e 5) Atividades comerciais de apoio ao turismo.
Os resultados desse levantamento destacam o turismo de negócios promovido pelo Moda Center, o evento MBXP - Moda Business Experience, o Museu da Sulanca como equipamento de grande contribuição ao turismo da região e o monumento em granito "Costureira" de José Faustino (1991), localizado na Praça da Costureira.
Outras visitas ao Moda Center e Museu da Sulanca serão realizadas para contribuições e informações complementares ao Inventário. Após essa fase, o objetivo é consolidar um banco de dados integrado com a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), com os dados inventariados de Santa Cruz do Capibaribe para impulsionar estratégias e potencialidades ao turismo.
"O Inventário Turístico é um passo fundamental para o fortalecimento do Moda Center e Museu da Sulanca como destinos turísticos, que carregam um grande significado, seja com o turismo comercial, seja com o cultural, histórico e pedagógico. Então, com dados consistentes, o turismo toma uma maior proporção para nossa identidade local, cultura, economia, valorizando o que nos tornou a 'Capital da Sulanca' e até hoje a 'Capital da Moda'.", concluiu Adelmo.
A solenidade contou com a apresentação cultural do Coro Vozes do Capibaribe, coro comunitário santa-cruzense que, desde 2022, realiza apresentações, com repertório eclético, sob a regência da professora de canto Isis Sarmento, em solenidades e outros eventos em Santa Cruz e região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário