sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Governo de Pernambuco convoca Fórum Permanente de Gestores e Gestoras de Direitos Humanos para fortalecer atuação nos municípios

 

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, realiza no próximo dia 4 de setembro, no Auditório do DER - Departamento de Estradas de Rodagem, em Santo Amaro, das 13h às 17h, o Fórum Permanente de Gestoras e Gestores de Direitos Humanos de Pernambuco. A iniciativa convoca os municípios, por meio dos titulares das pastas que atuam diretamente com a temática, para dialogar e construir caminhos conjuntos no fortalecimento das políticas públicas de direitos humanos.

O encontro será um espaço de escuta, cooperação e integração entre Estado e municípios, respeitando as particularidades de cada território e ampliando a interiorização das políticas públicas. A proposta é consolidar uma agenda permanente, que una esforços na promoção da equidade social, prevenção à violência e garantia de direitos fundamentais. A secretaria executiva de Direitos Humanos será a responsável por conduzir os trabalhos, com a participação ativa de quem está na linha de frente do atendimento à população.

Para a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo, o Fórum marca um novo ciclo de pactuação e fortalecimento junto aos municípios:

“Estamos institucionalizando um espaço contínuo de escuta e cooperação. É a oportunidade de nos integrarmos, respeitando a autonomia e os formatos da execução das políticas públicas que os municípios vivenciam diariamente.”

A secretária executiva de Direitos Humanos, Gláucia Andrade, reforça a relevância do engajamento municipal nesse processo:

“Esse é um espaço de diálogo contínuo e fundamental para alinhar estratégias e fortalecer a execução das políticas de direitos humanos e do sistema de proteção a pessoas ameaçadas de morte, como o NAP – Núcleo de Acolhimento Provisório, o PROVITA – Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas, e o PEPDDH – Programa Estadual de Proteção a Defensores e Defensoras de Direitos Humanos. Precisamos falar a mesma língua quando o assunto é garantir direitos, e isso passa pela mobilização, cooperação e fortalecimento das estruturas locais.”

Além de consolidar a atuação já existente da secretaria, o Fórum também será um marco na mobilização dos municípios para a participação na 4ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, ampliando o alcance das ações no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário