Estudantes do curso de Design e Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) visitaram, na segunda (04), três fábricas de móveis em Gravatá, como parte do projeto Inove Móveis, uma ação que une capacitação acadêmica, inovação e extensão tecnológica.
A iniciativa é possível por causa da parceria entre a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, apoiada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, através do edital Compete Superior, e busca valorizar o setor moveleiro do município por meio do design e da formação de novos profissionais.
Um dos locais visitados foi o Atelier Eduardo Cavalcanti, onde o marceneiro Eduardo expressou sua satisfação com o intercâmbio: “Foi uma satisfação muito grande recebê-los, porque a gente vê cada dia mais as pessoas menos se interessando pela arte da marcenaria, mas quando a gente vê uma juventude dessa se inteirando, querendo produzir, é muito importante. A gente precisa de mão de obra e inovação. A juventude precisa mirar mais nisso, e Gravatá, com mais de 400 fábricas, precisa urgentemente preparar sua mão de obra”.
A empresária Maria Vilar, proprietária da loja Dona Design, recebeu o grupo e falou sobre a experiência. “Foi uma alegria muito grande receber esses jovens e futuros profissionais na Dona Design. Eles acompanharam toda a trajetória de nossos móveis, desde o momento em que faço o desenho, passando pelo processo de criação nas nossas fábricas, até chegar à nossa loja. Fico muito feliz em poder passar conhecimento e contribuir para a formação dessa turma. A Dona Design está de portas abertas para todos que quiserem conhecer o nosso trabalho.”
O professor Manoel Guedes, que coordena o projeto pela UFPE, explicou que os estudantes passaram dois meses de capacitação teórica e técnica na universidade e agora estão iniciando a etapa de extensão, onde vão interagir com empresas locais para desenvolver produtos que agreguem valor ao design de móveis. “Eles estão conhecendo desde produções mais artesanais até industriais, e nosso objetivo é criar uma vitrine para os produtos de Gravatá. Estamos também em articulação com Sebrae e Abimóvel para conectar os fabricantes locais a programas nacionais e até ao cenário internacional de exportações”.
Para a estudante Júlia Millena, participar da visita foi uma experiência transformadora. “Como estudante de design, é muito interessante ter esse primeiro contato não só com os profissionais, mas com o ambiente de produção da cidade onde moro. É enriquecedor conhecer de perto o chão de fábrica e os processos criativos dos profissionais locais”.
A visita foi acompanhada pelos secretários executivos de Indústria e Comércio de Gravatá, Josias Teles e Lidiane Beserra, em que Josias reforçou a importância da parceria entre a universidade e o município. “Gravatá firmou um termo de cooperação com a UFPE para o desenvolvimento do projeto Inove. Nesta visita, os alunos puderam conhecer diferentes estilos de produção, passando por empresas como a Dona Design, o Atelier Eduardo Cavalcanti e os Móveis Estrela, o que contribui para o processo didático e para o fortalecimento da Câmara de Móveis de Pernambuco, criada pela ADEPE”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário