A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia. O documento garante o reconhecimento e o acesso facilitado a direitos e atendimentos prioritários às pessoas diagnosticadas com a condição, classificada sob o CID-10 M79.7.
A iniciativa representa mais um importante avanço nas políticas públicas de saúde do município, visando garantir dignidade, agilidade nos atendimentos e o bem-estar das pessoas que convivem com a fibromialgia — uma síndrome caracterizada por dores crônicas e generalizadas, além de outros sintomas como fadiga, distúrbios do sono e alterações cognitivas.
Para solicitar a carteira, é necessário que o paciente compareça à Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, portando documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência e laudo médico que comprove o diagnóstico da fibromialgia.
O prefeito Helinho Aragão destacou a importância da ação, “Estamos garantindo que as pessoas com fibromialgia sejam reconhecidas e respeitadas, com prioridade e cuidado. Essa carteira é mais do que um documento, é um gesto de humanidade e compromisso com quem precisa de acolhimento e atenção especial na nossa rede de saúde”, afirmou.
A Carteira da Pessoa com Fibromialgia também atende a uma demanda antiga da população e segue as diretrizes de humanização do SUS e da inclusão social, reforçando o compromisso da gestão municipal com uma saúde mais acessível e justa para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário