segunda-feira, 14 de julho de 2025

Paulista avança na modernização do ensino com nova Base Curricular Municipal


 

Na úlima sexta-feira (11), o município do Paulista deu um passo importante rumo à modernização do ensino com a entrega oficial da nova Base Curricular Municipal (BCM), ao prefeito Severino Ramos. O documento foi entregue pelo secretário de Educação, Gilberto Sabino, e traz como uma de suas principais novidades a inclusão da disciplina Educação Digital e Inovação, prevista para entrar em vigor a partir de 2026, em todas as unidades de ensino da rede municipal, conforme determinação do Ministério da Educação (MEC).

A iniciativa é considerada um marco para a cidade, já que a Base Curricular foi atualizada, fator que, segundo o secretário, limitava o recebimento de recursos federais destinados à educação. Com a medida, Paulista passa agora a se alinhar às exigências do Ministério da Educação (MEC), abrindo novas oportunidades de investimento e melhoria da qualidade do ensino.

Durante a entrega, o prefeito destacou o caráter pioneiro da medida. "Uma área da educação que nunca houve aqui no Paulista. É uma proposta moderna, com grande repercussão nacional”, afirmou Severino Ramos.

Na ocasião, Gilberto Sabino reforçou que a nova disciplina faz parte de um esforço da gestão municipal em promover a transformação digital na educação. “É com muita alegria que entregamos essa base. Como o prefeito tem dito, queremos abolir o papel na gestão pública. E a educação está alinhada a esse propósito. A disciplina vai preparar nossos alunos para os desafios do presente e do futuro”, explicou.

A disciplina Educação Digital e Inovação terá como foco o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, pensamento computacional, e incentivo à criatividade, preparando os estudantes para os novos cenários do mercado de trabalho e da cidadania digital.

A Base Curricular Municipal (BCM) é um documento que orienta o currículo da rede municipal de ensino, adaptando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) às particularidades locais, visando garantir o direito à aprendizagem de todos os alunos. Ela estabelece os conhecimentos essenciais que devem ser trabalhados em cada área de conhecimento, levando em conta o contexto social, cultural e econômico do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário