quarta-feira, 9 de julho de 2025

Município do Paulista realiza eleição para gestores escolares em 52 unidades de ensino nesta quarta (9)

Nesta quarta-feira (9), a Rede Municipal de Ensino do Paulista vivencia um importante momento democrático com a realização das eleições para gestores e gestoras escolares em 52 unidades de ensino. O pleito é conduzido pela Secretaria de Educação do município e integra a política de fortalecimento da gestão democrática, prevista no Plano Municipal de Educação.


Segundo Jacqueline Lima, gerente de Gestão da Secretaria de Educação, das 63 escolas da rede municipal, 52 participarão do processo eleitoral. As demais não irão participar por serem unidades que funcionam em tempo integral, escolas conveniadas ou por apresentarem problemas na inscrição das chapas.


As escolas participantes estão divididas de acordo com o porte: Pequeno porte (até 200 alunos): 9 escolas – nestas, haverá chapa única; Médio porte (até 450 alunos) e grande porte (acima de 450 alunos), com disputa entre duas chapas, compostas por candidatos a gestor e vice-gestor.


A eleição ocorrerá em dois turnos, das 9h às 16h nas escolas que funcionam pela manhã e à tarde, e até as 20h nas unidades com atividades em horário estendido. O processo será acompanhado por técnicos da Secretaria de Educação, que atuarão como presidentes de mesa, mesários e fiscais, além dos fiscais das chapas concorrentes e os próprios candidatos.


"Estamos em um verdadeiro mutirão, mobilizando toda a estrutura da secretaria para garantir um processo transparente e participativo. A eleição fortalece o vínculo da escola com a comunidade e garante que a gestão escolar esteja alinhada com os anseios de alunos, pais e profissionais", destaca Jacqueline Lima.


Estão aptos a votar os alunos com 12 anos ou mais, além dos pais ou responsáveis legais de estudantes menores de 12 anos. A expectativa é de que cerca de 15 mil pessoas participem do processo eleitoral, reafirmando o compromisso do município com a participação coletiva, a autonomia escolar e o protagonismo das comunidades educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário