segunda-feira, 7 de julho de 2025

Jaboatão realiza Pré-conferência Municipal dos Direitos da Mulher


 A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou, nesta segunda-feira (07), a Pré-conferência Municipal dos Direitos da Mulher. Este ano, o tema escolhido foi: “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas as mulheres.”

O encontro ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas – Afya, em Prazeres, reunindo servidoras municipais e representantes da sociedade civil. As propostas e discussões levantadas nesta pré-conferência serão encaminhadas para a Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, que acontecerá nos dias 24 e 25 deste mês, na faculdade UNIFG, em Piedade.

O prefeito Mano Medeiros ressaltou a importância da realização dessas conferências para ampliar o debate em torno dos temas que envolvem as mulheres. “A classe feminina vem superando obstáculos e conquistando seus direitos. Nesse sentido, a Prefeitura desenvolve ações e projetos, a exemplo da oferta de vagas em cursos e capacitações voltadas para o mercado de trabalho, justamente para que as mulheres jaboatonenses possam se qualificar profissionalmente, empreender seus negócios e gerar renda para suas famílias”, afirmou o prefeito.

“Esse encontro é um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Nós, mulheres, somos fortes, guerreiras e empoderadas, por isso temos que unir forças e conquistar nosso espaço enquanto sociedade”, enfatizou a primeira-dama, Andrea Medeiros.

Após a abertura do evento, a defensora pública do município, Luana Dalla Rosa, proferiu uma palestra abordando os desafios enfrentados pelas mulheres e suas conquistas. Em outro momento da programação, foram debatidos cinco eixos temáticos:

- Poder e participação das mulheres: conquistas, desafios e estratégias de ampliação;

- Políticas públicas para as mulheres: implementação, financiamento, desafios territoriais e controle social;

- Enfrentamento das violências contra as mulheres: avanços legislativos, mecanismos de proteção e fortalecimento da rede de enfrentamento;

- Autonomia econômica, direitos sexuais e reprodutivos: pilares para a igualdade e o desenvolvimento;

- Mulheres, diversidades e interseccionalidades: construindo políticas inclusivas.

A secretária e Assistência Social e Cidadania, Mila Aguiar, reforçou a relevância do tema. “Sabemos que este é um assunto importante e que precisa ser enfrentado pelas mulheres. Temos muitos desafios como mulheres, trabalhadoras e mães de família. Nossos direitos precisam ser reconhecidos e valorizados, mas temos consciência de que ainda existem desigualdades a serem vencidas. Reafirmamos que estamos na luta e na busca por uma sociedade cada vez mais equânime, para avançarmos nas políticas públicas para as mulheres”, destacou a gestora.

Uma das participantes do evento, Laura Santos, presidente da Associação dos Moradores de Jardim Muribeca, fez questão de contribuir com o debate. “É um tema relevante, no qual discutiremos o papel da mulher em níveis municipal, estadual e federal. Precisamos ampliar as políticas públicas voltadas para as mulheres”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário