Desconhecido pelo grande público há três anos, com a chegada da inteligência artificial generativa (IA), Jensen Huang se tornou um dos empresários mais visíveis e poderosos do mundo à frente da gigante americana de semicondutores Nvidia.
Nos últimos dois anos, as aparições desse homem de 62 anos e cabelos grisalhos se transformaram em eventos de alcance mundial, a ponto de lotar auditórios com mais de 10 mil pessoas, enquanto os produtos de sua empresa revolucionam os limites da IA. Sua visita mais recente à China — a terceira neste ano — consolidou seu status de astro do rock no país, onde fãs interagiram livremente com o titã da inteligência artificial pelas ruas da capital.
Huang deve sua fama ao sucesso dos chips projetados pela Nvidia, conhecidos como placas gráficas ou GPUs (Unidades de Processamento Gráfico), que são essenciais para o desenvolvimento da inteligência artificial generativa que impulsiona tecnologias como o ChatGPT.
O apetite insaciável do setor pelas GPUs da Nvidia, que são vendidas por dezenas de milhões de dólares cada uma, catapultou a fabricante californiano de chips a um valor de mercado superior a US$ 4 trilhões, tornando-se a primeira empresa a superar essa marca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário