A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), realizou, nesta segunda (30), a 3ª Conferência das Cidades, em Caruaru. O evento aconteceu no auditório da Seduc, com início às 8h e seguimento no período da tarde, e reuniu representantes do poder público e da sociedade civil para debater os caminhos para o desenvolvimento urbano e sustentável do município.
Durante a conferência, foram abordados três eixos temáticos centrais, que nortearam os debates e as propostas apresentadas. A partir dessas discussões, políticas públicas foram analisadas e sugeridas com o objetivo de promover melhorias em diversas áreas da cidade, buscando garantir mais qualidade de vida para a população.
Temáticas de cada eixo:
Eixo 1 – Articulação Setorial e Planejamento Urbano
Temas: Habitação e Regularização Fundiária · Mobilidade Urbana · Saneamento Básico;
Eixo 2 – Gestão Integrada e Financiamento
Temas: Planejamento Municipal · Plano Diretor · Financiamento Urbano · Participação Social;
Eixo 3 – Temas Transversais e Desafios Contemporâneos
Temas: Sustentabilidade e Clima · Transformação Digital · Patrimônio Cultural · Cidades Seguras e Inclusivas (identidades socialmente vulneráveis).
Estiveram presentes na conferência a vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, secretários municipais, vereadores e a população em geral, que participaram ativamente das atividades, incluindo votações e plenárias.
“A Conferência das Cidades representa um marco importante no fortalecimento da nossa democracia participativa. É através do diálogo com a população e com os diversos setores da sociedade que construímos políticas públicas mais eficientes e comprometidas com o desenvolvimento de Caruaru. Estamos reafirmando nosso compromisso com uma gestão que planeja o presente com responsabilidade e pensa o futuro com visão estratégica”, destacou a vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva.
O evento se consolida como um espaço democrático e participativo, essencial para fortalecer a gestão urbana e a construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pela cidade, visto que há 10 anos não era realizada a conferência no município.
“A cidade é um organismo vivo, e Caruaru como a maior cidade do interior do Pernambuco precisava voltar com esse diálogo, fazer essa escuta e entender as demandas da população, para concatenar todas as ideias e levar esse debate para o nível estadual. A prefeitura segue também com essa escuta, fora da conferência, ouvindo a população, para que a gente possa chegar onde não se chegou ainda, dialogando e transformando a cidade de Caruaru” enfatizou o secretário da Siurb, Andrews Melo.
Nessa conferência, foram eleitos 12 delegados e definidas oito propostas para a etapa estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário