quarta-feira, 16 de julho de 2025

Cabo realiza fóruns para formação do Conselho Municipal de Segurança

 


A partir deste sábado (19), têm início os fóruns distritais do Conselho Municipal de Segurança Pública do Cabo de Santo Agostinho. Esses encontros representam o primeiro passo para a instalação do COMSEP Cabo, prevista para o mês de agosto.

Durante os fóruns, serão escolhidos os representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho. O primeiro encontro acontecerá em Juçaral, às 15h, no salão paroquial da Igreja Católica. Outros quatro fóruns serão realizados nos dias 23, 28 e 30 deste mês, em Gaibu, Ponte dos Carvalhos e no Centro de Formação dos Professores, respectivamente.   

“Estamos fazendo a nossa parte. Estruturando o município e convocando a todos – sociedade civil, Poder Judiciário, Polícia Militar, Ministério Público, OAB, movimentos populares – a se unirem nas discussões sobre as medidas que devem ser implementadas no combate à violência em nosso município”, declarou o prefeito Lula Cabral.

“O órgão colegiado será o mais amplo possível”, afirmou o secretário de Defesa Social do Cabo e coordenador do COMSEP Cabo, Julierme Veras. “Nosso objetivo é fortalecer a atuação do Conselho Municipal de Segurança, que será o principal instrumento de discussão, deliberação e acompanhamento das ações voltadas para a segurança pública. Queremos construir soluções de forma participativa, ouvindo lideranças locais, moradores e representantes das forças de segurança. É assim que vamos promover melhorias efetivas e duradouras para a nossa cidade”.

Ao comentar sobre as ações já implementadas desde o início de sua gestão,  no combate à violência, o prefeito destacou “a recuperação da frota de veículos da SDS; a entrega de um novo veículo para a Patrulha Maria da Penha; a capacitação da Guarda Municipal; aquisição de novos armamentos; ações integradas de combate à criminalidade; descentralização da ROMU com a criação de uma base na Cohab; programas educativos nas escolas, como a Patrulha Escolar; além de convênios com o Ministério da Justiça voltados para a juventude, como o Pronasci Juventude e o CAIS. Também estamos trabalhando no projeto do Parque Compaz, que será um espaço de esporte, lazer, educação e cultura para os jovens do Cabo”. 

“É assim que fazemos. Não fugimos da nossa obrigação, que é promover ações com foco na prevenção e no combate à criminalidade, sempre dentro da nossa capacidade e dos limites legais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário