sexta-feira, 11 de julho de 2025

Aliados avaliam que tarifaço de Trump tira retórica patriota de Bolsonaro e é trunfo contra Tarcísio

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliam que a sobretaxa de 50% sobre as exportações de todos os produtos brasileiros anunciada por Donald Trump põe fim ao discurso político "patriótico" de Jair Bolsonaro, um admirador do presidente americano. Segundo pessoas próximas ao petista, o episódio também traz para o Planalto “a defesa da soberania nacional”.


O mote “o projeto de Lula é taxar os super ricos, o de Bolsonaro é taxar o Brasil!” foi gestado no Palácio do Planalto pouco depois de a medida ser anunciada na quarta-feira, em uma carta assinada pelo presidente Donald Trump a Lula.


A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, foi a primeira a levar a frase a público. Articuladora política de Lula, a auxiliar de Lula já vinha chamando de “conspiração” contra o Brasil ida do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para os Estados Unidos.


Em entrevista ao Jornal da Record, Lula afirmou que Eduardo Bolsonaro teria atuado diretamente para convencer Donald Trump a adotar medidas contra o país — o que seria uma forma de retaliação ao avanço das investigações judiciais que envolvem seu pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário