sábado, 25 de maio de 2024

Ao lado de Gilvandro, Mendonça participa da entrega de mais de 250 registros de imóveis no Residencial Vila Bela, em Belo Jardim

Evento aconteceu nesta sexta-feira (24) com a presença dos moradores, autoridades e representantes da Caixa Econômica Federal


Mais de 250 famílias do Residencial Vila Bela, localizado às margens da BR-232, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, comemoraram nesta sexta-feira (24), a entrega das certidões de Registro do Imóvel e cópias dos contratos, confirmando-as como proprietárias legítimas de suas residências. Essa conquista foi viabilizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, ao isentar o pagamento das parcelas para beneficiários do programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).


O evento aconteceu no próprio residencial e contou com a presença dos moradores, do prefeito Gilvandro Estrela, do deputado federal Mendonça Filho, representantes da Caixa Econômica Federal, vereadores, secretários municipais e colaboradores.


Gilvandro Estrela com sua satisfação em honrar o compromisso assumido com os moradores do residencial Vila Bela. "Quando a gente assume um compromisso, a gente tem que honrar. Ninguém acreditava que esse residencial ia ser entregue e hoje estamos aqui entregando a escritura definitiva. A casa é sua! A casa está quitada e vocês não devem nada", afirmou o prefeito, reforçando o apoio da prefeitura em cobrir os custos cartoriais.


Graciane Andrade da Silva, uma das moradoras beneficiadas, compartilhou sua história de superação e gratidão. Mãe solo de quatro crianças e chefe de família, ela lembrou dos tempos difíceis no Beco de Eufrásio, no bairro do Tambor, onde enfrentava enchentes. "Da onde eu vim, foi no tempo da enchente, era muito perigoso, só morava eu e meus quatro filhos. Eu estou muito feliz que a gente ganhou a nossa casa e hoje recebemos a escritura. Graças a Deus, agora eu sou a dona da minha casa", compartilhou emocionada.


O Deputado Federal Mendonça Filho destacou o desafio para entregar o Residencial Vila Bela aos moradores. "Foi uma luta nossa, ainda no governo Michel Temer. Eu me movimentei em Brasília, conseguimos junto à Caixa as condições para que o habitacional fosse concluído. Hoje, cada um vai ser dono do seu imóvel. Isso representa muito, representa a independência de cada um", comemorou Mendonça Filho.


Ricardo Nunes, secretário executivo de Assistência Social, falou sobre os esforços da secretaria em agilizar o processo de entrega das certidões e contratos. "Através de uma portaria do Ministério das Cidades, famílias foram contempladas com a quitação total do seu imóvel. A secretaria de assistência social buscou atualizar os cadastros e emitir as certidões. Consultamos junto à Caixa quais os imóveis que estavam quitados para acelerar o processo", explicou o secretário executivo.


Os moradores do residencial que não se qualificaram para a isenção, foram beneficiados com a redução do prazo de pagamento de 10 para 5 anos. Dessa forma, considerando o ano de entrega do residencial, agora resta apenas mais 2 anos para completar o pagamento de suas moradias.


Lúcio Alves, Gerente da Caixa Econômica de Belo Jardim, celebrou o momento como uma garantia de propriedade para os moradores. "Uma alegria poder estar aqui hoje entregando os contratos registrados aos moradores do Vila Bela. Com esse documento, vocês vão poder ir ao cartório e emitir a averbação, e a partir daí vocês são proprietários de fato e de direito", afirmou o gerente.


O Residencial Vila Bela, integrante do programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal, oferece casas de dois quartos, cozinha, sala e banheiro com 47,64 m², além de infraestrutura completa de água, esgoto, energia elétrica, pavimentação, iluminação pública e drenagem. Com um custo total de R$ 21 milhões, o empreendimento beneficiou cerca de 1,2 mil pessoas. Negligenciado pela gestão do ex-prefeito Hélio dos Terrenos, as obras foram paralisadas em 2018 e somente retomadas durante a gestão do prefeito Gilvandro Estrela, com o apoio e articulação de Mendonça Filho, resultando na resolução de questões de acesso, instalação de água e energia elétrica, e sua entrega em novembro de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário