Abertura comemorativa ocorreu neste domingo (21), na emblemática Praça do Marco Zero, no bairro do Recife, com apresentações do Mundo Bita, Ilana Ventura, Carol Levy e Mágico Rodrigo Lima. Até o dia 28 de abril, serão 950 atividades gratuitas em toda a cidade
Fortalecer políticas públicas com foco no cuidado, promoção, prevenção e proteção é essencial para garantir o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Há dez anos, a Prefeitura do Recife, em uma parceria importante com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), promove a Semana do Bebê do Recife, que, em 2024, completa uma década priorizando essas políticas públicas e colocando a primeira infância como uma das maiores prioridades da gestão municipal. Com a presença do prefeito João Campos, a festa de abertura ocorreu na tarde deste domingo (21), na emblemática Praça do Marco Zero, no bairro do Recife, com apresentações do Mundo Bita, Ilana Ventura, Carol Levy e Mágico Rodrigo Lima, evento gratuito. A programação completa da Semana do Bebê 2024 está disponível no educ.rec.br/semanabebe/.
“A Semana do Bebê 2024 está começando agora no Marco Zero, com apresentação de Mundo Bita e outras atrações. Deste domingo até o próximo são 950 ações na cidade inteira, focadas na primeira infância. A Semana do Bebê completa 10 anos. Uma ação muito importante. A gente trabalha muito o ano inteiro, mas nesta semana tem uma grande energia, uma grande carga para a primeira infância da cidade. Está lindo aqui, há muitas famílias, crianças. Que a gente possa sempre não só falar mas trabalhar e fazer pela primeira infância sempre”, declarou João Campos, durante o evento.
A Semana do Bebê tem o objetivo de reforçar a importância das ações, projetos e programas voltados para a primeira infância, faixa etária que vai do nascimento aos seis anos de idade. Instituída em lei, a Semana do Bebê do Recife, importante estratégia de mobilização social, completa uma década dando prioridade ao fortalecimento dessas políticas públicas no âmbito da educação, saúde, assistência social, direitos humanos, e entre outras, e oportunizando o resgate do afeto e elos familiares e sociais como estimuladores do desenvolvimento infantil.
“Uma cidade para a primeira infância” é o tema desta edição, que ressalta o olhar especial da capital pernambucana para esta etapa da vida. “Com a temática deste ano, a gente pensa em englobar diversas áreas que são trabalhadas na área da primeira infância, como saúde, educação, assistência social e segurança cidadã, por exemplo. Então, Recife é uma cidade que se prepara e se projeta não apenas nessa questão urbanística, já que estamos investindo muito nas Praças da Infância, no programa Mais Vida, mas também com outras diretrizes que fazem com que a polícia pública da primeira infância se propague de forma intersetorial”, destacou Luciana Lima, secretária executiva da Primeira Infância do Recife.
950 ATIVIDADES - A edição comemorativa da Semana do Bebê 2024 conta com uma programação extensa e diversa, distribuída em 950 atividades que serão realizadas até o dia 28 de abril. Para a grande festa de abertura, no coração da cidade, além dos shows programados no palco principal, a Prefeitura do Recife preparou também exposição do Programa Mãe Coruja com fraldário, área de vacinação contra a influenza, ações no Laboratório Itinerante de Formação da Primeira Infância, brinquedos infláveis e feirinha literária.
“Com muita alegria comemoramos os dez anos da Semana do Bebê. Recife é uma cidade que cuida da primeira infância, e esse cuidado vai desde a gestão até os princípios mais importantes, como vagas em creche, acompanhamento e estímulo para desenvolvimento infantil, vacinação e espaços urbanos. Até o dia 28, a prefeitura promove uma série de atividades com foco nesta faixa etária e, sem dúvidas, esta agenda anual, uma das mais importantes da gestão municipal, reafirma o compromisso do prefeito João Campos com a pauta da primeira infância”, ressaltou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.
PROGRAMAÇÃO EXTENSA - A programação é pensada especialmente para as crianças e entre os destaques estão as brincadeiras exploratórias com foco na autonomia, experiências, descobertas, afeto e brincar livre. Essas atividades promovidas pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã ocorrem na segunda-feira (22), na Bebeteca do Compaz Dom Hélder Câmara, a partir das 10h. A agenda da segunda contempla também uma roda de conversa educativa sobre amamentação com foco na conscientização e dúvidas sobre a importância e os benefícios da amamentação. A ação da Secretaria de Saúde será na Maternidade Professor Barros Lima, às 10h.
Na terça-feira (23), às 11h, a recém-inaugurada Biblioteca Dr. Joaquim Suassuna, na passarela do Pina, recebe a contação de histórias para a primeira infância, uma atividade lúdica de inserção do bebê no mundo da literatura. A ação será coordenada pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã. Neste dia, ainda, às 14h a criançada poderá participar de uma oficina de contação de histórias com Mari Bigio, no Laboratório Itinerante de Formação da Primeira Infância, no bairro da Várzea. A atividade será coordenada pela Secretaria de Educação, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância.
Dando sequência à programação da Semana do Bebê 2024, a agenda comemorativa dos dez anos da iniciativa, na quarta-feira (24), às 9h, sob a coordenação do gabinete da vice-prefeita, Isabella de Roldão, e da Secretaria de Inovação Urbana realiza pintura de mural na Creche Escola do Pilar. Em seguida, às 14h, na Upinha Fernanda Wanderley, rodas de conversa sobre maternidade, paternidade e a construção do afeto familiar; diferentes configurações familiares e a importância da rede de apoio familiar; e construção do vínculo através da interação lúdica serão realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. No mesmo horário, no Tá Aprumado do Habitacional Campo de Vila, a Secretaria de Inovação Urbana promove uma tarde de ativação sensorial, com o objetivo de proporcionar às crianças uma experiência sensorial, através de atividades que estimulam os sentidos e a imaginação no espaço urbano.
Na quinta-feira (25), a Secretaria de Educação, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância, movimenta, na Creche Eduardo Campos, a partir das 7h, uma oficina com as famílias e responsáveis sobre a importância da vacinação para as crianças. Às 8h, no PSF de Apipucos, a Secretaria de Saúde do Recife promove uma roda de conversa sobre o uso de telas no desenvolvimento infantil e sugestões de atividades que possam promover este desenvolvimento. Nesta mesma data, às 14h, na USF Chão de Estrelas, a Secretaria de Saúde do Recife ministra também a atividade de arte gestacional com foco na pintura de barriga de gestantes.
A programação segue na sexta-feira (26), às 8h30, na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, a Secretaria de Educação, por meio da Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais, promove o Seminário da Educação Infantil com o tema “As relações dos bebês e das crianças com a natureza: explorar como direito de aprendizagem”. Na sequência, no Compaz Paulo Freire, às 9h30, o Procon Recife coordena a oficina Consumo Consciente: minha fruta favorita, que consiste em uma mesa expositiva de frutas que possibilita o estímulo dos cinco sentidos da criança, através das diferentes características das frutas, como nome, cor, textura e sabor. Encerrando a programação deste dia, a Secretaria de Segurança Cidadã organiza, às 16h, um piquenique literário na Praça da Lua, localizada ao lado da Biblioteca Doutor Joaquim Suassuna, na passarela do Pina.
No sábado (27), a partir das 9h, no edifício sede da Prefeitura do Recife, a Secretaria de Educação e o Promorar realizam a posse das crianças do Comitê das Crianças. Este comitê tem o objetivo de promover a cidadania e participação social desde a infância. O Comitê das Crianças é um projeto piloto que sorteou 13 crianças da comunidade Dancing Days para debater as ações da gestão municipal para o seu território.
As atividades da 10ª Semana do Bebê do Recife serão encerradas no domingo (28). A programação contemplará os bairros de Boa Viagem e Setúbal, por meio das ações do Viva Recife nos Bairros, a partir das 13h, e o Marco Zero, no bairro do Recife, com apresentações artísticas no palco principal e atividades infantis.
CURSO DA PRIMEIRA INFÂNCIA - Integrando a programação da edição comemorativa de dez anos da Semana do Bebê do Recife, a Secretaria de Educação, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância, em parceria com a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e a Fundação Van Leer, lança o curso “O desenvolvimento na primeira infância”. O lançamento será no Seminário da Educação Infantil, na sexta-feira (26). O curso estará disponível para todos os profissionais que trabalham com a Primeira Infância na modalidade EaD, através da Unidade Virtual de Cursos à distância do Recife - UNIREC, com carga horária de 40h.
O curso tem os seguintes objetivos: promover reflexões sobre a importância dos vínculos afetivos, cuidados e proteção; compartilhar conceitos sobre primeira infância, política pública e direitos; contribuir com informações da Neurociência e a relevância dos 1000 dias de vida; identificar práticas, desafios e cuidados necessários para o desenvolvimento pelo na primeira infância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário