terça-feira, 9 de abril de 2024

Lula aciona Estação Elevatória de Água Bruta, da Adutora do Agreste

A Estação Elevatória transportará até 2.000 mil litros por segundo, beneficiando nove municípios pernambucanos. O presidente Lula acionou o sistema ao lado da governadora Raquel Lyra nesta quinta-feira, em Ipojuca.

O distrito de Ipojuca, em Arcoverde, Sertão pernambucano, testemunhou um marco histórico nesta quinta-feira (04): a inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) da Adutora do Agreste. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT),  do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, da governadora do estado, Raquel Lyra, e de parlamentares da Bancada de Pernambuco no Congresso Nacional, como os deputados Carlos Veras e Pedro Campos. A entrega da 1ª Etapa da Adutora do Agreste  é uma das obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investimentos substanciais para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

A Adutora do Agreste vai beneficiar diretamente nove municípios da região, representando um investimento significativo na infraestrutura hídrica do estado. Iniciada em 2009, a obra enfrentou diversos desafios e foi paralisada em determinado momento. O projeto foi retomado e finalmente concluído.

A Bancada de Pernambuco também teve papel decisivo para a execução da obra, destinando mais de R$140 milhões em emendas para a Adutora do Agreste, incluindo um aporte adicional de mais de R$14 milhões para o ano de 2024. Esses recursos foram fundamentais para garantir a execução e conclusão dessa importante obra de infraestrutura hídrica.

“É uma alegria presenciar esse momento aqui em Ipojuca. Mais de 400 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com fornecimento regular de água, a partir dessa expansão. A Bancada de Pernambuco cumpriu com seu papel e atuou de forma incansável em prol do povo do nosso Agreste, região mais afetada do nosso estado pela crise hídrica. O Governo do presidente Lula colocou essa obra como prioridade, e hoje ela vira realidade, mostrando o compromisso do governo federal com o desenvolvimento regional e a garantia de acesso à água potável para milhares de pernambucanos”, celebrou o deputado Carlos Veras durante o ato em Ipojuca. 

Com o início da operação da Adutora do Agreste, a obra estruturante chega a 696 quilômetros dos 790km previstos, ou 88% de tubulações assentadas, um grande passo, que visa garantir o abastecimento de água potável para 68 municípios onde vivem 2 milhões de pessoas na região do Agreste de Pernambuco, considerada área de menor oferta de água do semiárido nordestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário