quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeitura do Recife inaugura 1º Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado

Cresan Recife é o primeiro equipamento de referência em segurança alimentar e nutricional em Pernambuco e o segundo de uma capital do Nordeste
Com o intuito de reafirmar os esforços para combater a fome da população socialmente mais vulnerável, a Prefeitura do Recife inaugurou mais um equipamento para promover o Direito Humano à Alimentação Nutricional Adequada, previsto na Constituição Federal. Trata-se do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional do Recife (Cresan), que é o primeiro equipamento do tipo em Pernambuco e o segundo em uma capital nordestina, depois de São Luís (MA). A Cresan Recife está localizada na Rua Djalma Farias, número 92, no bairro do Torreão, na Zona Norte, e contará com atendimento ao público de segunda a sexta-feira. O prefeito João Campos esteve presente, em momento que também marcou a assinatura de manifestação de interesse para a estratégia de segurança alimentar nacional, o Alimenta Cidades, que funciona como assessoria técnica do Governo Federal a partir do cumprimento de uma série de diretrizes.

"Esse documento faz parte de uma política transversal, de comprometimento, e esse equipamento é essencial para isso, fará toda a coordenação de segurança alimentar da cidade. Gestão dos equipamentos, como os restaurantes populares, as casas de acolhimento, o comitê de segurança alimentar, câmara de segurança alimentar. E também a interlocução com as outras secretarias e áreas, tudo a partir daqui", explicou o prefeito João Campos. "A cozinha produz mais de mil refeições por dia e ajuda a abastecer a nossa rede de assistência social para as pessoas que mais precisam. Segurança alimentar é algo fundamental e temos que trabalhar todos os dias para garantir isso para todas as pessoas da cidade", completou o gestor recifense.

Além de ser um espaço de participação social, o Cresan se torna a sede da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional (Unidsan), que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife. O local conta com horta e cozinha apropriadas para realização de atividades de educação alimentar para, sobretudo, cumprir o objetivo de ser referência no incentivo ao acesso regular à alimentação de qualidade a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

"Primeiramente, esse é o primeiro centro de segurança alimentar do Recife. Isso é um ganho imenso. Teremos uma acolhida, uma equipe para atender e encaminhar para a nossa rede. Esse centro é de escuta para entender qual insegurança alimentar essa pessoa está passando. Terá avaliação, para saber se precisa de algum outro serviço da nossa rede. Seja um restaurante, um Centro Pop, e também se terá um acompanhamento através do CRAS. Vamos qualificar e aprimorar esse acompanhamento de pessoas em vulnerabilidade", detalhou Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas (SDSDHJPD).

No Cresan, passa a funcionar a gestão das unidades de alimentação das casas de acolhimento institucional, dos restaurantes populares, do Banco de Alimentos e da Cozinha Comunitária do Gurupé. Além disso, o equipamento ficará responsável pelas refeições destinadas aos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e ao Abrigo Noturno Irmã Dulce. Tais equipamentos municipais fazem parte da Política Municipal de Segurança Alimentar do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário