quinta-feira, 5 de outubro de 2023

XIV edição Bienal do Livro de Pernambuco começa nesta sexta-feira (6); saiba o que esperar da feira

A partir desta sexta-feira (6), até 15 de outubro, a Bienal Internacional do Livro dePernambuco volta ao Centro de Convenções. Em sua 14ª edição, sob o tema "Fome de quê? Você é o que você lê!”, e com homenagem a Josué de Castro (intelectual pernambucano que se dedicou a estudar e combater a insegurança alimentar no Brasil), o festival traz à tona discussões sobre a fome em suas diversas facetas, não só de alimento, mas de alma também.

Entre os autores convidados, estão nomes que passam pela literatura, sociologia e jornalismo como Xico Sá, Françoise Vergès, Clara Alves, Eliane Brum, Lira Neto, Micheliny Verunschk, Lia de Itamaracá, Raphael Montes, Jorge Filó, Carlos Ruas, Cannibal e mais.

Lançamento de livro-reportagem

Dentro da programação do evneto, será lançado "Pandemia: Os reflexos da maior emergência sanitária do planeta em 15 reportagens especiais", livro-reportagem de autoria da jornalista da Folha de Pernambuco, Jaqueline Fraga. O prefácio da obra é da editora-chefe da Folha de Pernambuco, Leusa Santos, e o posfácio é do editor do caderno de Cotidiano do jornal, Geison Macedo.

O título será lançado na quinta-feira (5) na plataforma de lançamentos da Bienal. Finalista do Prêmio Jabuti de 2020, Jaqueline estará na feira com sua nova obra que aborda momentos vivenciados durante a pandemia da Covid-19 por meio de matérias especiais publicadas pela Folha de Pernambuco. O livro é composto, inclusive, pela reportagem vencedora do Prêmio AMPE de Jornalismo em Saúde.

“É uma homenagem a todos aqueles que se foram nesse período tão difícil e o reforço do compromisso com um jornalismo de qualidade, como feito na Folha de Pernambuco. Falar sobre a pandemia da covid-19 e resgatar momentos e trajetórias que marcaram esses últimos anos é revistar a nossa história recente, com a certeza de que precisamos valorizar a saúde e os profissionais dedicados a cuidar do próximo”, ressalta a autora.

“Ênfase na inclusão"

De acordo com o produtor cultural, Guilherme Robalinho, em entrevista à Folha de Pernambuco, a Bienal do Livro se reinventa a cada edição. “A gente traz sempre várias novidades. Eu diria que essa é a vez da acessibilidade. Estamos trabalhando com uma ênfase muito forte na inclusão e traremos debates com uma série de personalidades com essa questão das PCD [pessoas com deficiência]”, conta.

Entre os destaques, está a presença da ativista pelo direito das pessoas com deficiência, Lorrane Silva ou Pequena Lo, como é mais conhecida. Ícone da internet, ela participa de conversa sobre o livro “Na dúvida, escolha ser feliz”, que conta sua história com mediação feita pelo pernambucano Antognniony Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário