segunda-feira, 17 de abril de 2023

Babás PROCESSAM ADVOGADO de Lula cotado ao STF por DANOS MORAIS e condições de trabalho ABUSIVAS

Três ex-babás dos filhos do advogado Cristiano Zanin e sua esposa, Valeska Teixeira Zanin, ingressaram na Justiça com acusações de danos morais e condições de trabalho abusivas, diz a Folha.

Duas das ações são de 2017. A última, do mês passado.

“Nas peças, em linhas gerais, os advogados relatam que as trabalhadoras eram ofendidas por Valeska e tratadas de forma humilhante por ela. Os processos correram em sigilo. A Folha apurou que já houve pagamento de indenização no caso de 2017.”

Em nota enviada ao jornal, Valeska afirmou que as alegações são “fabricadas”.

“São alegações fabricadas que pretendem confundir o zelo de uma mãe com interesses financeiros e que, ao mesmo tempo, procuram desgastar a reputação do meu marido.”

Cármen Lúcia não vê problema em indicação de Zanin

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse no dia 6 de março, que a relação entre o advogado Cristiano Zanin Martins e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é um fator que torne inviável a indicação dele a uma vaga na Suprema Corte. A declaração foi feita durante a participação da ministra no programa Roda Viva, da TV Cultura.

“Não acho que de alguma forma comprometa. A circunstância de ter passado pelo Executivo ou a ligação com o próprio presidente não macula de alguma forma o indicado. Acho que a discussão tem que ser: a Constituição está sendo cumprida? A Constituição diz que o ministro deve ter notório saber jurídico e reputação ilibada. E este advogado tem e já demonstrou”, disse.

Para justificar a fala, Cármen disse que “grandes ministros” da história da Corte atuaram na administração pública ou foram advogados-gerais da União. Como exemplo disso, a integrante da Suprema Corte citou os nomes de Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Mendes foi titular da Advocacia-Geral da União entre 2000 e 2002, enquanto Toffoli chefiou o órgão entre 2007 e 2009.

A possibilidade de que Zanin seja um dos nomes escolhidos para a Suprema Corte foi levantada pelo próprio Lula na semana passada. Em entrevista ao Grupo Bandeirantes, o presidente declarou que Zanin mereceria ser indicado ao STF. Neste ano, Lula terá duas vagas do Supremo à disposição. Os novos integrantes da Corte substituirão os ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário