quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Eslovênia recebe, na Alepe, prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco



Solenidade contou com a presença do embaixador do país, Gorazd Renčelj, além do cônsul em Pernambuco, Rainier Michael

Por iniciativa do deputado estadual Diogo Moraes, a Eslovênia recebeu, na noite desta terça-feira (29), o  Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco, concedido anualmente pela Assembleia Legislativa a até dois países que  desenvolveram projetos e ações no Estado. A solenidade contou com a presença do Embaixador da Eslovênia no Brasil, Gorazd Renčelj, além do Cônsul Honorário em Pernambuco, Rainier Michael. No mesmo evento, Israel também foi agraciado, a pedido da deputada Roberta Arraes (PP).

Na justificativa para proposição, o deputado Diogo Moraes destacou que a Eslovênia tem potencial estratégico para Pernambuco, ao permitir troca de cultura e tecnologia, além de desenvolvimento e valorização da economia criativa do Estado. O parlamentar citou que o Recife foi escolhido em 2016 para ser sede de uma unidade consular eslovena, a única do Norte-Nordeste. O marco inicial das atividades do consulado ocorreu, inclusive, em reunião solene na sede do Parlamento estadual.

Uma das relações projetadas pelo Deputado Diogo Moraes entre o país e o Estado  de Pernambuco consiste no intercâmbio técnico e cultural entre a “Renda Idrija”, arte típica da Eslovênia, e a renda renascença desenvolvida no interior do Estado, nos municípios de Jataúba e Passira.

Iniciativas culturais, turísticas e comerciais, assim como no empreendedorismo, preservação do meio ambiente e intercâmbio de produtos e serviços também seguem fortalecendo a relação entre as duas esferas, como a realização do workshop “Eslovênia e Pernambuco: ecossistema de tecnologia da informação e inovação” e, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, da “Mostra de Cinema Esloveno”.

Durante a solenidade, o embaixador da Eslovênia no Brasil, Gorazd Renčelj, destacou que o título é resultado da boa cooperação entre Pernambuco e Eslovênia. "Temos posições estratégicas para conectar o Brasil à Europa Central. Entendemos essa oportunidade como um convite para transformar essa amizade em formas concretas em muitas áreas que parecem promissoras", pontuou, enfatizando sobretudo o turismo.

O cônsul do país em Pernambuco, Rainier Michael, agradeceu o reconhecimento da Assembleia Legislativa.  "É uma honra essa Casa de todos os pernambucanos homenagear um país querido como Eslovênia. A cultura une os povos. Nunca precisamos tanto de união, paz e respeito às culturas e essa Casa tem feito trabalho exemplar a favor da paradiplomacia. É uma honra para Eslovênia receber esse título e quero deixar nossos agradecimentos a todos que contribuíram", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário