sexta-feira, 6 de maio de 2022

Dia das Mães: estudantes confeccionam presentes e trocam recompensa pelo desempenho escolar por brindes para elas



O Dia das Mães é uma das datas comemorativas que mais movimentam o comércio. Muitos filhos escolhem ir às compras nas lojas para homenageá-las neste dia que, este ano, será celebrado no próximo domingo (8). Mas, alguns têm escolhido expressar o amor por elas confeccionando seus próprios presentes ou usando as recompensas pelo seu esforço nos estudos para presenteá-las. É o que tem acontecido no Colégio GGE, com unidades em Caruaru e na Região Metropolitana do Recife, com os estudantes empenhados em demonstrar o amor pelas mães de formas diferentes e muito criativas. 

E nada combina mais com colocar a mão na massa do que a Cultura Maker, que parte do conceito “Do it yourself (DIY)” que em português significa “faça você mesmo”. O Colégio GGE aposta no potencial formativo dos espaços makers e possibilita ao aluno a vivência desses ambientes através da metodologia STEAM, abordagem educacional que utiliza ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. “Os alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental produziram um cartão maker, onde desenvolveram uma flor através da estratégia do uso de alguns recursos básicos, como botão e forminhas de brigadeiro, para criação dessa arte”, explica Inaldo Gomes, responsável pelo suporte às atividades de robótica no Colégio GGE. 

Mas não são apenas os alunos que estão vivendo novas experiências para comemorar o Dia das Mães. As grandes protagonistas da data também serão convidadas para uma missão especial. “Haverá um encontro com as mães para que, juntamente com seus filhos, elas possam participar da atividade de construção de um robô. Essa será uma proposta para os estudantes do quinto ao sétimo ano do ensino fundamental. Será uma vivência muito interessante para elas e para os filhos também, que poderão compartilhar mais do universo escolar”, enfatiza Inaldo Gomes. 

Uma outra ferramenta, desta vez criada pelo Colégio GGE, também tem ajudado os filhos na hora de presentear. Os alunos têm trocado as moedas acumuladas no Dream Game, jogo exclusivo para os alunos da escola testarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula em uma plataforma digital, por brindes reais na lojinha do projeto, como aparelhos eletrônicos, ingressos para cinema e livros, por exemplo . No mês de maio, a lojinha fica abastecida com vários mimos em homenagem ao Dia das Mães para que eles tenham também essa opção sem depender de mesada e usando apenas a recompensa do bom desempenho escolar. “Acreditamos que é uma dupla homenagem às mães, já que além da demonstração de carinho por parte dos filhos, elas vão ter a certeza de que eles estão reforçando a matéria trabalhada em sala de aula de uma maneira lúdica”, avalia Herbetes de Hollanda, sócio-diretor do Colégio GGE e idealizador do game.

O projeto de gamificação avalia estudo e comportamento, oferecendo aos alunos recompensa em formato de moedas virtuais. As Braincoins (moedas do cérebro) são os prêmios dos alunos que acertam as questões. Já as Heartcoins (moedas do coração) são conquistadas a partir da análise do comportamento. Na plataforma, o estudante tem acesso a conteúdos de linguagem, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, competências abordadas em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pelo aplicativo, o aluno consegue acompanhar como está a sua evolução em tempo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário