segunda-feira, 30 de maio de 2022

Devido aos impactos das chuvas, Prefeitura da Vitória declara Estado de Calamidade Pública



Devido aos impactos provocados pelas enxurradas do final de semana, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através do decreto Nº 189/2022, publicado neste domingo (29/05), declarou Estado de Calamidade Pública no município. A decisão foi fundamentada devido às fortes chuvas que desabrigaram famílias de áreas ribeirinhas ao Rio Itapacurá, como Doutor Alvinho, Maués, Treze, Alto Nossa Senhora do Amparo, adjacências e localidades rurais.

O decreto tem como objetivo desburocratizar e dar celeridades às medidas administrativas que possam ser tomadas pelo município no âmbito da assistência aos desabrigados e nas ações de combate aos eventuais alagamentos. “Todas as nossas secretarias estão empenhadas, desde o início das chuvas, minimizando os impactos provocados e atuando para salvar vidas”, destacou o prefeito Paulo Roberto. Para situações de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil do município através do telefone: (81) 98219-1552.

Assim que o nível do Rio Itapacurá começou a se elevar por causa das chuvas intensas, a Prefeitura da Vitória montou uma força-tarefa para prestar assistência às famílias, disponibilizando caminhões para tirar os moradores das áreas de risco e colocá-los em abrigos, sendo eles: a Escola Municipal Pedro Ribeiro (na Matriz), o Clube O Cisne (no Cajá), e a Quadra de Esportes da Bela Vista.

Nos locais, equipes da Secretaria de Assistência Social, Juventude e Cidadania estão realizando cadastro e acompanhamento dos desabrigados. Também estão sendo oferecidos serviços de saúde, como atendimento médico, teste de Covid-19 e distribuição de medicamentos.

A Agência de Meio Ambiente e Sustentabilidade (AMASVISA), a partir da sua equipe de Bem-Estar Animal, está prestando assistência, como avaliação veterinária e alimentação, aos animais das famílias acolhidas nos abrigos. A equipe está de plantão através do telefone: (81) 3526-2743.

Nenhum comentário:

Postar um comentário