sábado, 2 de abril de 2022

Em Arcoverde, secretária acompanha o andamento de ações do SISAR Moxotó

A titular de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, conversou com a presidente do Sistema e o diretor regional da Compesa

Na tarde desta sexta-feira (1º), a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), Fernandha Batista, esteve na cidade de Arcoverde, no Sertão, para acompanhar o andamento das ações do SISAR Moxotó, o primeiro a ser instituído em Pernambuco em abril do ano passado. A titular da pasta se reuniu na Casa Verde da Compesa com a presidente do conselho administrativo do Sistema, Regiane dos Santos, o diretor regional do Interior da Companhia, Mário Heitor Filho, o secretário executivo de Articulação Social da Seinfra, Rodrigo Molina, o núcleo de Saneamento do Estado, entre outros representantes. 

No Moxotó, o SISAR contempla as cidades de Arcoverde, Custódia, Ibimirim, Manarí e Sertânia, no Sertão, além de Buíque, Itaíba, Pedra, Tupanatinga e Venturosa, no Agreste Meridional. A iniciativa pretende garantir a prestação regular dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico a baixo custo para as comunidades rurais, garantindo a melhoria da qualidade de vida da população. Na região, são 168 mil pessoas de 645 comunidades e 42 mil imóveis que podem ser beneficiados diretamente pelo sistema. Na ocasião, foram definidas as missões para os próximos meses buscando a ampliação do serviço de abastecimento de água. 

“O Governo de Pernambuco está trabalhando para levar água para todos. O SISAR é uma política inovadora e essencial para diminuir a desigualdade da oferta do abastecimento e saneamento básico. Para esse ano, temos R$ 29 milhões garantidos para executar obras que contemplem as áreas difusas e as intervenções já devem ser iniciadas neste mês de abril”, afirma a secretária Fernandha Batista. 

Em 2021, o governador Paulo Câmara instituiu outros dois sistemas: o do Alto Pajeú, que beneficia Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Solidão, Ingazeira, Tabira, Flores, Quixaba, Carnaíba, São José do Egito, Tuparetama, Brejinho, Itapetim e Santa Terezinha. E o SISAR do Sertão Central e Araripe abrangendo Belém do São Francisco, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Trindade, Verdejante, São Jose do Belmonte, Mirandiba, Moreilândia, Ipubi, Cedro, Parnamirim, Araripina, Santa Cruz, Ouricuri, Cabrobó, Granito, Bodocó, Exu, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista. A meta é fundar em 2022 o SISAR do Sertão do São Francisco.

Durante a reunião, também entraram em pauta as ações do Estado executadas pela Compesa dentro do Plano Retomada para as cidades que formam a gerência regional do Sertão do Moxotó. Entre elas, as obras da Adutora do Agreste que beneficiará dois milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário