quinta-feira, 10 de junho de 2021

Combate à violência é tema de reunião de Laura Gomes com vereadora de Caruaru



O aumento de agressões a crianças e adolescentes e os números crescentes de casos de feminicídios foram pautas de mais uma agenda virtual da deputada estadual Laura Gomes (PSB), realizada ontem (09), com a vereadora de Caruaru, Perpétua Dantas (PSDB). Entre os assuntos debatidos, a luta por uma Delegacia da Criança e do Adolescente para a Capital do Agreste e região recebeu destaque, como também a necessidade de articulação de fóruns e diálogos que fortaleçam a atuação da rede de proteção às vítimas.

A deputada confirmou o seu empenho em fortalecer equipamentos de proteção e informou que já fez indicação ao Governo do Estado, para a implantação da DPCA no município e que vem nessa batalha por ações de proteção à população há mais de 20 anos, quando ainda fazia parte da Câmara Municipal de Caruaru. As duas analisaram dados levantados pela equipe da vereadora, revelando que, nesta pandemia, aumentaram os casos de violência a crianças e adolescentes no Agreste, tendo destaque o caso de abril passado, com a morte de uma menina de 12 anos, em Angelim. A edil contou que foram mais de 120 notificações de violência a crianças, no último ano.

Laura ressaltou o quanto é importante a criação de políticas públicas nesse setor de atuação. “Necessitamos de contatos diretos, monitoramento e integração entre os principais atores, para serem efetivadas, a exemplo do que instituí, quando gestora estadual, na implantação das Jornadas de Direitos Humanos, articulando diálogos e fortalecendo redes em todo o estado”, falou a deputada. Segundo Perpétua, é importante o diálogo com a esfera estadual para que a implantação da DPCA seja feita de forma eficaz. “É uma luta que vai além de partidos e que precisa ser absorvida por todos os representantes públicos, pois são essenciais para ações afirmativas no estado de Pernambuco”, explicou.

Novas agendas serão realizadas pela vereadora, com o apoio de Laura. “Me sinto motivada pelo convite ao debate e, ao mesmo tempo, triste, por temas tão dolorosos. Mas vamos em frente, resistir a retrocessos, rearticular o trabalho em rede e fortalecer o direito à vida”, finalizou a deputada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário