segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

TJPE realiza primeiro casamento coletivo virtual



O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizou, na manhã da sexta-feira (4/12), o seu primeiro casamento coletivo virtual na Justiça estadual, iniciativa coordenada pelo seu Núcleo de Conciliação – Nupemec. O evento encerrou a realização da 15ª Semana Nacional da Conciliação, ação conjunta do TJPE e Conselho Nacional de Justiça, iniciada na segunda-feira (30/12).


A mesa de honra virtual do evento, transmitido pelo canal oficial do YouTube da Assessoria de Comunicação Social – AscomTJPE, foi comandada pelo presidente do Tribunal, desembargador Fernando Cerqueira. O chefe do Judiciário estadual desejou votos de felicidade aos noivos e noivas, bem como afirmou que “o TJPE, através do casamento coletivo virtual, está prestando um serviço social relevante que alcança as famílias pernambucanas”.


Para o coordenador geral do Nupemec, desembargador Erik Simões, o casamento coletivo “aproxima a Justiça da população através da festa, da alegria e do amor”. O magistrado também agradeceu o presidente do TJPE por todo apoio prestado às iniciativas do Núcleo de Conciliação – Nupemec.


Celebração – A cerimônia, com duração de cerca de uma hora e meia, foi iniciada com a apresentação do Coral do TJPE e do Quinteto de Cordas e piano da Orquestra Criança Cidadã. Os músicos que interpretaram a música Imagine, sucesso do compositor britânico John Lennon, foram regidos pela maestrina Amilca Aniceto.


Coube a juíza da 12ª Vara de Família e Registro Civil da Capital, Andréa Epaminondas Tenório de Brito celebrar a união dos 69 casais que incluíram muitos já vivendo em união estável, com filhos e até netos. Apenas dois dos 71 inscritos nas Casas da Justiça e Cidadania (CJCs), sediadas nos bairros do Coque e Bongi, remarcaram seu casamento para outra data devido a compromissos familiares inadiáveis.


Em sua mensagem aos noivos, a juíza celebrante destacou que casar é celebrar o respeito e a consideração entre duas pessoas que se amam, e também um ato de grande responsabilidade, pois se está formando “uma família – instituição em que está baseada a sociedade”. Em seguida, ela convocou o noivo e a noiva para confirmarem o “sim” em áudio e vídeo, instando aos nubentes a trocar as alianças. Ao final da cerimônia, os participantes do casamento coletivo virtual foram homenageados pelo Nupemec com a transmissão de fotos cedidas pelos noivos ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário