terça-feira, 24 de novembro de 2020

CURTINHAS

Destino – Após anunciar a desfiliação do PTB por ter declarado apoio a Marília Arraes no segundo turno do Recife, o ex-senador Armando Monteiro pode ter como destino partidário o Podemos, que é presidido pelo deputado federal Ricardo Teobaldo e aliado de longas datas do agora ex-petebista.


Prisão – A partir desta terça (24), a cinco dias do segundo turno, os eleitores das 57 cidades em que haverá votação não poderão ser presos ou detidos. A regra consta do artigo 236 do Código Eleitoral. As exceções são: os casos de flagrante delito; desrespeito a salvo-conduto; e sentença condenatória por crime inafiançável.


Nordeste – Dos 57 municípios que vão definir os prefeitos em segundo turno, 18 são capitais. A região Nordeste é a que tem a maior quantidade de capitais (sete de um total de nove) que não definiram a eleição no primeiro turno: Recife, Maceió, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Teresina e Aracaju.


China – O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu extinguir uma ação popular que pedia que o presidente da China, Xi Jinping, pagasse R$ 6 trilhões ao Brasil. O pedido foi de um advogado de Florianópolis. A justificativa dele foi que a China deveria “indenizar nosso governo pelos prejuízos provocados pela pandemia”. Ao julgar a ação, o TRF4 entendeu que “o pedido do autor não se insere dentro das possibilidades previstas pelo instrumento da ação popular”. A decisão do TRF4 foi unânime.


Inocente quer saber – Teremos alguma reviravolta na disputa para prefeito do Recife?


Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário