sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Eriberto Medeiros ressalta passagem do Dia Estadual do Vereador

Nesta quinta-feira, 1º de outubro de 2020, se celebrou o primeiro Dia Estadual do Vereador, data criada através da lei 16.754, de autoria do deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Na ocasião, o deputado fez questão de lembrar a importância de escolher bem os vereadores nas eleições que se aproximam. É esse agente político que está mais próximo das comunidades, levantando demandas e anseios dos cidadãos.

Entre os 184 municípios, Pernambuco conta com 2.126 vereadores. A homenagem surgiu em outubro de 2019 diante dos esforços do presidente Eriberto no sentido de fortalecer a relação entre os poderes e qualificar ainda mais o Legislativo municipal, que está em contato direto com a população nas cidades. No mesmo ano, a Assembleia Legislativa também criou a Sala do Vereador, espaço destinado a dar suporte aos legisladores que visitem a Casa Joaquim Nabuco.

“As pessoas podem não conhecer quem governa o país ou o estado, mas certamente conhecem o trabalho dos vereadores de sua cidade. O vereador está na base de formação da cidadania, representando o eleitor naquilo que for de interesse da sociedade. Precisamos ter respeito por esse profissional que tanto zela pela coletividade”, afirma o presidente da Alepe.

NACIONAL – Nesse mesmo dia 1º de outubro também se comemora o Dia Nacional do Vereador, data estabelecida em 11 de julho de 1984. Atualmente o Brasil tem cerca de 60 mil legisladores municipais. Segundo o portal Interlegis, do Senado Federal, a origem da palavra “vereador” está ligada ao sentido de verificar, analisar, avaliar. Neste sentido, ele tem a função de denunciar irregularidades, elaborar leis (entre elas, a Lei Orgânica do Município), fiscalizar as contas do Poder Executivo local, além de desempenhar funções de ordem administrativa na câmara municipal onde atua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário