sexta-feira, 10 de julho de 2020

Chamada conjunta dos BRICS vai apoiar pesquisas para enfrentar a Covid-19


Os ministérios de Ciência e Tecnologia dos países componentes dos BRICS (Bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) lançaram uma chamada para apoiar projetos de pesquisa de cooperação internacional para enfrentamento da Covid-19. A chamada brasileira, integrante da convocatória global, foi publicada nesta quinta-feira (9) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

As propostas devem envolver pelo menos 3 dos 5 países do bloco. Serão apoiados projetos com até 2 anos de duração em 5 linhas de pesquisa, como novas tecnologias de diagnóstico, vacinas, medicamentos e sequenciamento genético do vírus. A chamada conta com recursos de R$ 5 milhões do MCTI e R$ 1 milhão do Ministério da Saúde. A data limite para submissão de propostas é 28 de agosto.

Essa é a quarta chamada conjunta lançada pelos 5 países, mas a primeira sobre um tema específico. Desde 2015, os BRICS financiam conjuntamente pesquisas por meio de suas agências de fomento à ciência, tecnologia e inovação. Como forma de aumentar parcerias entre suas comunidades de pesquisa no tema da Covid-19, os Ministérios de C,T&I também têm organizado uma série de seminários virtuais, com participação de especialistas dos cinco países. Dos 6 eventos previstos, 5 já foram realizados, e tiveram como temas as linhas de pesquisa da própria Chamada Conjunta.

Para ser apoiada, a pesquisa deve se encaixar nas seguintes linhas:

1.            Pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas para diagnósticos da COVID-19.

2.            Pesquisa e desenvolvimento de vacinas e medicamentos para Covid-19, incluindo o reposicionamento de medicamentos disponíveis.

3.            Sequenciamento genético da SARS-CoV-2 e estudos sobre epidemiologia e modelagem matemática da pandemia de COVID-19.

4.            Inteligência Artificial, TICs e Computação de Alto Desempenho orientados à pesquisa para novos medicamentos, desenvolvimento de vacinas, tratamentos, testes clínicos e sistemas e infraestruturas de saúde relacionados à Covid-19

5.            Estudos epidemiológicos e testes clínicos para avaliar a sobreposição SARS-CoV-2 e outras comorbidades, em especial Tuberculose.

A convocatória global encontra-se disponível na página: http://brics-sti.org e a chamada nacional está no ar no site do CNPq: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=9662.

Nenhum comentário:

Postar um comentário