terça-feira, 2 de junho de 2020

CURTINHAS

Bandeiras – A conselheira Teresa Duere, do TCE, expediu cautelar para suspender pregão da Prefeitura de Goiana para “aquisição de acessórios para as bandeiras do Brasil, Pernambuco e Goiana, a serem utilizados nos desfiles cívicos por R$ 104.150,76”. O pedido de suspensão foi da procuradora geral Germana Laureano, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO). TCE e MPCO consideraram a despesa adiável, pela pandemia.

Destaque – Nas pautas de reconstrução do país após a pandemia da Covid-19, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) deverá ter papel fundamental para aprovar medidas econômicas como o Pacto Federativo e a reforma tributária, que ele tem atuado diretamente na Câmara dos Deputados.

Dez anos – A “Lei da Ficha Limpa” completa dez anos nesta quinta-feira (4). A partir de sua aplicação, a Justiça Eleitoral impediu a candidatura de muitos políticos e agentes públicos, condenados pela Justiça em segunda instância ou com contas rejeitadas pelos tribunais de contas. Ainda, a lei teve influência decisiva nas eleições de 2018. Aplicando a lei, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o registro de candidatura de Lula, levando o PT a lançar Haddad (PT) como candidato à Presidência.

TCU 1 – O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu que os prazos processuais na Corte voltam a correr em 21 de maio. Estavam suspensos desde o início da pandemia.

TCU 2 – O TCU vai apreciar, em 10 de junho, as contas de Jair Bolsonaro no ano de 2019, primeiro da gestão. A sessão será telepresencial, por causa da pandemia. O relator é o ministro Bruno Dantas. A última presidente a ter contas rejeitadas no TCU foi Dilma (PT), por “pedaladas fiscais”.

Live – O nosso convidado desta terça-feira é o deputado estadual licenciado e secretário de Turismo, Rodrigo Novaes (PSD). A live irá ao ar a partir das 19:30 horas em nosso Instagram através do @edmarlyra.

Inocente quer saber – Qual eleição municipal está aumentando a temperatura nesta fase pré-eleitoral?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário