terça-feira, 31 de março de 2020

Covid-19: MCTIC participa de reunião da UNESCO com 170 países sobre ciência aberta


O Brasil representou a América do Sul na reunião, que contou com mais de 70 ministros de ciência e tecnologia de todo o mundo e outros representantes

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) participou nesta segunda-feira de reunião coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com o tema “Covid-19 e a Ciência Aberta”. O ministro do MCTIC, Marcos Pontes, participou da reunião que ocorreu por meio de videoconferência, reunindo ministros de ciência e tecnologia de mais de 170 países, e apresentou as ações do governo no enfrentamento da pandemia.

Devido ao grande número de participantes, alguns países foram selecionados para falar representando suas regiões. O Brasil foi escolhido para representar a região da América do Sul. Em sua fala, o ministro destacou que “a ciência é a única arma que pode atacar a origem do problema” e afirmou que “se há algo de positivo a respeito desse vírus, é a oportunidade de unir o planeta, colocar de lado as diferenças e trabalhar juntos para encontrar uma solução.” A fala do ministro entrará como texto em destaque no documento final que será distribuído mundialmente pela Unesco aos países

“Temos países ricos e países pobres igualmente afetados”, disse o ministro. “A ciência é a chave, a arma que temos para combater o vírus e isso nos mostra nossa importância como ministros de ciência e tecnologia nessa situação, para ajudar nosso povo”. O ministro fez uma atualização das ações do ministério, citando as três frentes de atuação: ciência, tecnologia e produção e comunicações.

Na área de ciência, foi destacada a articulação com o gabinete de crise da Presidência da República, com ações no sentido de realizar pesquisa no sequenciamento genético do vírus, desenvolvimento e aquisição de testes rápidos e reagentes para testes e a pesquisa em vacinas e medicamentos. Na área de tecnologia e produção, o desenvolvimento de tecnologia para a fabricação de respiradores e, na área de comunicações, o ministro destacou as ações para levar conectividade a todos os postos de saúde e infraestruturas para permitir o ensino à distância.

Ciência Aberta

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTIC), uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, é uma das principais promotoras da ciência aberta no país. O Ibict/MCTIC impulsionou a criação de repositórios nas principais universidade e institutos de pesquisa do Brasil.

Em resposta ao Covid-19, o Ibict disponibilizou uma plataforma que reúne pesquisadores e informações de publicações científicas sobre o coronavírus. Foram mapeadas as pesquisas do Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (oasis.br). A plataforma está disponível no link: http://especialistasempesquisas.ibict.br/coronavirus/

Além disso, o Ibict elabora um diretório de fontes de informação de acesso aberto do mundo inteiro. Ao mesmo tempo, o Ibict, em conjunto com a Associação Brasileiras de Editores Científicos (Abec), está construindo um repositório de pré-prints para que os pesquisadores brasileiros possam comunicar mais rápido o resultado de suas pesquisa e tornando mais rápido e fácil o processo de avaliação e revisão pelos pares exigidos pelas revistas científicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário