segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Detran lança programa “Professor Amigo do Trânsito”


“Esse projeto tem como objetivo conscientizar nossas crianças e adolescentes, alunos da rede pública municipal, com relação ao respeito ao Código de Trânsito Brasileiro. Apenas através da educação conseguimos mudar as atitudes das pessoas. Estes alunos serão os motoristas do futuro. O projeto Professor Amigo do Trânsito já faz parte do calendário da Escola Pública de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, lembrando que a educação é uma das prioridades do Órgão”. Com essas palavras, o diretor geral do Detran, Sebastião Marinho, que na ocasião representou o diretor presidente do Órgão, Roberto Fontelles, lançou, hoje, no auditório da Autarquia, o Programa Professor Amigo do Trânsito 2020 – PAT.

A edição 2020 do PAT, que é gerenciado pela Escola Pública de Trânsito – EPT, consiste em construir uma rede de colaboração que permita a ação conjunta nas escolas públicas municipais, envolvendo as secretarias de educação municipais para que sejam formadas mini redes com professores. Estes deverão trabalhar a temática trânsito nos meses de março, abril, maio e junho, e envolver o maior número de alunos.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito, Luciana Carvalho, em 2016, 16 prefeituras aderiram ao programa, tendo como desafio construir uma rede de colaboração que permitisse a ação conjunta nas escolas públicas municipais. Para tal, propôs a todos as cidades integradas ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) em Pernambuco e àqueles que receberam a caravana Detran nos Municípios, a montagem de uma rede de colaboração. O projeto consta da indicação de um representante municipal que se encarrega de atuar nas unidades de ensino sensibilizando alunos do ensino fundamental.

Ela informou ainda que, a rede foi pensada para consolidar-se em três anos: no primeiro, a implantação, no segundo, o desenvolvimento e no terceiro, a consolidação. Nos quatro anos de funcionamento, já alcançamos 694.910 alunos das redes públicas municipais de mais de 40 cidades. A meta para 2020 é alcançar mais de 170 mil alunos.

O Órgão, através da Coordenadoria de Educação para o Trânsito irá disponibilizar todo apoio necessário aos professores, capacitações de professores e materiais educativos, como folders, gibis e livretos. Nessa gestão a educação no trânsito tem como objetivo sensibilizar os jovens sobre os perigos dos acidentes no trânsito. 

No final do ano, serão distribuídos prêmios para duas categorias, sendo elas: o representante que montar a rede com maior número absoluto de alunos alcançados e o representante que montar a rede com maior número relativo de alunos alcançados (percentual comparado com o total da rede). Fizeram parte da mesa, o diretor de operações, Sérgio Reis, e o gerente da Escola Pública de Trânsito, Ivson Correia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário