quarta-feira, 30 de outubro de 2019

CURTINHAS

Números – De acordo com o Paraná Pesquisas, faltando pouco menos de um ano para a eleição, 8 em cada 10 recifenses já possuem candidato. Um número recorde. Somente 17,6% dos entrevistados estão indecisos ou não votam em ninguém.
Votações – Em 2016, João Paulo e Geraldo Julio tiveram juntos no primeiro turno 74% dos votos válidos. Em 2018 os candidatos de esquerda tiveram juntos 67% dos votos no Recife contra 33% de Armando Monteiro. No primeiro turno a esquerda fez 56% no Recife para presidente e 53% no segundo turno.
Contradição – Já na pesquisa da Paraná os candidatos de direita teriam 45,6% contra 36,7% dos candidatos de esquerda. Em votos válidos 55% da direita contra 45% da esquerda. É como se invertesse uma lógica histórica no Recife quando há vinte anos são eleitos prefeitos claramente de esquerda.
Sem segundo turno – Apesar de nenhum candidato atingir a maioria absoluta dos votos no levantamento da Paraná Pesquisas, o Instituto não divulgou nenhuma simulação de segundo turno, descredenciando de forma significativa os números apresentados.
RÁPIDAS
Convênio – O governador Paulo Câmara assina, nesta quarta-feira, o convênio do Projeto Hospital Escola para o Hospital dos Servidores do Estado (HSE). A parceria será celebrada entre o HSE e o Grupo Ser Educacional Uninassau, instituição de ensino superior que venceu o chamamento público realizado este ano. O convênio não envolve transferência de recursos ou gastos para o Estado, e terá prazo de 60 meses, vigorando a partir de 01 de novembro de 2019. O evento acontece às 9h, na capela do HSE.
Críticas – Deputados da base governista estão um poço de mágoas com o staff do governo pela postura do secretário de Ciência e Tecnologia Aluísio Lessa, que além de não atender os pleitos dos parlamentares estaria comandando todas as indicações políticas, tanto de obras quanto de cargos, na Mata Sul.
Inocente quer saber – Onde está esse eleitorado todo de Daniel Coelho que surgiu na pesquisa?
(Por Edmar Lyra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário