quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Casa Miguel Lucas de Araújo realiza 8ª reunião do 3º período legislativo


Na última quinta-feira (29), os parlamentares realizaram mais uma sessão plenária da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte. Foram apreciados na ocasião projetos de lei do Executivo, Legislativo, decretos e requerimentos, além de inseridos para deliberação pareceres da Comissão de Justiça, Legislação e Ética.

Resumo Parlamentar


Oscar Miguel (PSC) – Lembrou das comemorações festivas realizadas nas comunidades de Vila do Socorro, informou sobre a participação dos vereadores no congresso promovido pela UVP (União dos Vereadores de Pernambuco) na cidade de Triunfo, no sertão pernambucano, promovido de 22 a 25 de agosto que tratou desde a participação da mulher na política até a PEC de Emendas Impositivas e o FEM em Pernambuco. Apresentou requerimento para continuação da pavimentação da última etapa da Avenida José Joventino, no trecho do Posto São José à Igreja Evangélica.


João Eugênio (PPS) – O líder do governo da câmara, citou uma entrevista do empresário conhecido como Fernandes, que ressaltou a importância de implantar energia solar como meio de ajudar o meio ambiente bem como reduzir despesas. Essa iniciativa foi realizada na empresa e poderia servir de referência para o setor público. Solicitou através de requerimento verbal que fosse inserida energia solar em unidades de saúde e de ensino de Taquaritinga do Norte, que resultaria, segundo Eugênio, numa economia de quase 90%. Lembrou da ativação da Guarda Municipal, uma solicitação antiga da população.


Eraldo de Pedra Preta (PODEMOS) – O vereador comentou sobre sua ida à Brasília na última semana, onde visitou gabinetes de deputados e senadores em busca de emendas para o município de Taquaritinga do Norte. No gabinete do deputado Ricardo Teobaldo (PODE), que afirmou o encaminhamento de emendas para investimentos em saúde e pavimentação. No gabinete do senador Humberto Costa (PT), o vereador relatou que pediu intervenção para abertura da agencia do Banco do Brasil do município que está fechada há muito tempo causando inúmeros transtornos para o povo.


Borges (PSD) – Em seu pronunciamento na Casa Miguel Lucas de Araújo, teceu críticas à gestão municipal pela implantação, segundo o vereador, tardia da guarda municipal que foi efetivada neste domingo (01). Enfatizou que a população sofreu muito tempo com a sensação de insegurança, assaltos, crimes contra o patrimônio entre outros, e que só quase no último ano de gestão que colocou o serviço. Falou sobre os condicionadores de ar que fazia muito tempo que estavam prontos para serem ligados e não foram instalados anteriormente. Apresentou requerimento 420/2019, solicitando a construção de calçamento da rua Joaquim Nabuco, em Pão de Açúcar.


Professor Jurandi (PTB) – Falou sobre a quantidade de secretarias que são atualmente 13, que seria um número muito elevado, o que gera mais custos para o município. Disse que vai continuar cobrando quando perceber que existam questões envolvendo o mau uso do dinheiro público. O parlamentar deu o exemplo da subprefeitura  em Pão de Açúcar que teria armazenado numa sala, máquinas industriais de costura que eram para servir a população através de cursos profissionalizantes. Lembrou do esquecimento da prefeitura com os moradores da Rua Madre Tereza de Calcutá com relação ao calçamento que está inacabado e foi prometido até março de 2017. Parabenizou pelos 61 anos de oficialização do Distrito de Pão de Açúcar que, segundo o vereador, é tão maltratado pela gestão municipal. Frisou que escolheu ficar ao lado do povo, mas infelizmente, muitas vezes tratam o povo como massa de manobra.


Rogéria de Zeca (PSDB) – Parabenizou a Secretaria municipal de Educação pela realização da Conferência Municipal ocorrida na última semana que reuniu poder público, profissionais da área e sociedade civil para discutir políticas públicas para educação. Também participou de reunião com a diretoria regional do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) que tratou das ações que já foram realizadas nas comunidades rurais bem como a programação futura de cursos a serem implantados. Parabenizou Pão de Açúcar pela passagem dos 61anos da localidade é conhecida pela sua produção em camisaria.


Claudinho de Tontom (PSD) – Usou seu espaço de fala para reforçar a necessidade do respeito com a transparência com relação ao setor público, usando o exemplo da reprovação do Projeto de Lei 021/2019, que dispõe sobre a retirada de películas escuras dos carros oficiais. Justificando a necessidade de que a população possa ver quem são os condutores de determinado veículo público, evitando assim o uso indevido destes transportes. Enalteceu o trabalho da entidade Amigos dos Animais pelo trabalho de proteção que realiza na cidade, e que apesar do apoio da prefeitura, a responsabilidade do poder público não deve ser repassado completamente para a Organização Não Governamental.


Geovane (PR) – O vereador fez um contraponto diante da discussão da reprovação da lei (021/2019), argumentando que o município não pode interferir numa legislação federal, que é regida pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e o órgão adequado para fazer a fiscalização seria a Polícia Rodoviária Federal, e que a bancada votou desfavorável para proteger a população. Ainda criticou a oposição dizendo que eles torcem para que as obras não saíam, através de uma política pequena e que o povo está cansado dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário