segunda-feira, 10 de junho de 2019

CURTINHAS


Sem prestar contas – O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da ministra Rosa Weber, acolheu mandado de segurança da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e suspendeu um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que determinava que a OAB deveria prestar contas ao TCU, para controle e fiscalização. “A independência da OAB é fundamental para que ela continue cumprindo seu papel essencial na sociedade, em especial na defesa das minorias, dos direitos sociais e do direito de defesa. Mas a melhoria constante dos nossos controles e a transparência na gestão é também objetivo central da Ordem”, afirmou o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz.

Racha – A atual procuradora geral da República, Raquel Dodge, ter se colocado publicamente à disposição do presidente Bolsonaro (PSL) para ser reconduzida para mais um mandato à frente do Ministério Público Federal está dividindo a categoria. O problema é que Raquel Dodge não se inscreveu para concorrer na lista tríplice que está sendo formada pela Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR). “Quem pode confiar em alguém que a única certeza que se pode ter é que fará tudo para se manter no poder? A chefia do Ministério Público não pode ficar nas mãos de pessoas que não tem compromisso nem com a própria palavra”, critica o procurador Carlos Fernando Dos Santos Lima, ex-coordenador da Lava Jato de Curitiba. Bolsonaro não tem obrigação constitucional de respeitar a lista tríplice, apesar da mesma ser uma tradição, desde 2003.

Grampos – O site The Intercept Brasil, que pertence ao marido do deputado federal do PSOL David Miranda, publicou no domingo três matérias com suposto conteúdo de chats privados de integrantes da força-tarefa da Lava Jato. Em nota oficial, os procuradores declararam tranquilidade quanto à legitimidade da atuação, mas revelaram “preocupação com segurança pessoal e com falsificação e deturpação do significado de mensagens”. Em debate, a possibilidade de anulação da condenação do ex-presidente Lula (PT), no caso do triplex.

Ciclo junino – O prefeito Geraldo Julio anuncia, nesta segunda-feira, o ciclo junino na capital pernambucana. A coletiva de divulgação acontece às 15h, no auditório da Prefeitura do Recife, localizado no 15º andar do prédio-sede. O arrasta-pé se estende entre os próximos dias 12 de junho e 7 de julho e, este ano, o São João no Recife reforça uma mensagem importante: a paz. A programação da festa vai incluir mais de 700 artistas locais, entre bandas, sanfoneiros e cantores célebres, grupos de coco, de xaxado e de ciranda, além de trios de forró pé-de-serra.

RÁPIDAS

Influentes – O Diap divulgou ontem uma lista com os deputados e senadores mais influentes do Congresso Nacional e aqueles que estariam em ascensão. Dos senadores, Fernando Bezerra Coelho e Humberto Costa foram considerados influentes, enquanto Jarbas Vasconcelos estaria em ascensão.

Deputados – Já entre os deputados federais, destaque para André de Paula, André Ferreira, Augusto Coutinho, Daniel Coelho, Danilo Cabral, Silvio Costa Filho e Tadeu Alencar que estariam entre os mais influentes, enquanto Fernando Filho estaria em ascensão.

Inocente quer saber – Como foram obtidas as conversas entre Moro e Dallagnol sobre a Lava-Jato?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário