quarta-feira, 15 de maio de 2019

CURTINHAS

Prevenção – O governador Paulo Câmara sanciona, nesta quarta-feira, a Lei Ordinária nº 130/2019, que cria o Programa Pernambuco pela Prevenção e institui o Observatório de Prevenção à Violência, encarregado de analisar e propor novas políticas e estratégias para o setor. A nova lei – de autoria do Poder Executivo, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa – amplia as ações de promoção dos direitos, com prioridade para os jovens, inclusive com a oferta de 30 mil vagas em cursos profissionalizantes e preparatórios, além da instalação de 12 Núcleos de Prevenção Social de base territorial, abrindo um leque de opções de cultura, lazer e esportes.

Requalificação – O vereador Romerinho Jatobá (PROS), primeiro-secretário da Câmara Municipal do Recife, foi bastante elogiado pelas ações realizadas na Câmara Municipal do Recife, que ganhou um buraco frio novinho em folha, e teve outras dependências da Casa requalificadas, melhorando a convivência dos vereadores e o atendimento à população que vai à Câmara Municipal.

Reciclagem – A Câmara Municipal do Recife receberá nesta quinta-feira (16), a partir das 9h, uma Audiência Pública sobre reciclagem. A iniciativa é da vereadora Goretti Queiroz (PSC). Representantes da Emlurb, da Companhia Independente de Policiamento de Meio Ambiente (Cipoma), da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, e CPRH, estarão presentes no encontro. Temas como o reaproveitamento do lixo, e o que está sendo feito pela prefeitura para estimular a reciclagem, serão debatidos no dia.

Encontro – Berços da transposição, pontos de partida do projeto de integração de bacias, Cabrobó e Floresta recebem nesta sexta-feira (17) a Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco para discutir em audiência pública as consequências do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) para o rio, com foco nos riscos aos usos múltiplos das suas águas. Os deputados estaduais Lucas Ramos (PSB) e Fabrizio Ferraz (PP), respectivamente coordenador e vice-coordenador do colegiado, comandam a realização dos debates.

Visita – O senador Jarbas Vasconcelos (MDB) recebeu em seu gabinete, em Brasília, a visita do diplomata Hélio Ramos, indicado pelo Governo Federal para assumir a embaixada do Brasil na Itália. A indicação ainda vai passar pela Comissão de Relações Exteriores, onde o senador pernambucano é membro titular. A sabatina do diplomata deve ser marcada nas próximas semanas.

Picuinha – Pegou mal no meio político a decisão do prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira, de vetar uma homenagem ao ex-prefeito Ettore Labanca, falecido recentemente. O projeto tinha sido aprovado por unanimidade na Câmara Municipal mas o prefeito, desrespeitando o legislativo e a memória de Ettore, acabou vetando-o.

RÁPIDAS

Destaque – Ex-prefeito do Recife, o vereador João da Costa (PT) está sendo bastante elogiado pela sua atuação na Câmara Municipal. Suas intervenções são sempre contundentes e com muita propriedade, garantindo muita repercussão entre os eleitores petistas e lulistas da capital pernambucana.

Diálogo – A deputada estadual Fabiola Cabral (PP) foi recebida pela secretária de Infraestrutura, Fernandha Batista, para tratar das demandas do Cabo de Santo Agostinho e de outros municípios como Camaragibe, Condado e Tupanatinga. A parlamentar conseguiu a garantia de intervenções do estado nestes municípios por parte da secretaria de Infraestrutura.

Inocente quer saber – Clarissa Tércio está virando a vice dos sonhos para a disputa pela prefeitura do Recife em 2020?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário